Extranet

 
 
Boa prática da semana 1: "vivência as sombras"
Unidade escolar: Centro de Educação Infantil (CEI) José Moreira Leitão (Distrito de Educação 6)
Professora: Talita Freires
Turma: Infantil III  

Mais sobre a iniciativa:  
A vivência intitulada "As sombras" teve como objetivo incentivar a criatividade, a exploração e o movimento. Foi enviado para as famílias um convite inicial de sensibilização a proposta e uma história que trazia como pano de fundo as luzes e sombras para estimular a participação de todos. A professora conta que a adesão foi um sucesso e as interações foram dadas através das devolutivas das famílias.

---

Boa prática da semana 2: "Conhecendo museus virtuais"
Unidade escolar: Escola de Tempo Integral (ETI) Leonel de Moura Brizola (Distrito de Educação 4)
Professora: Angelis Maciel Comin
Alunas: Letícia Moura, Maria Glória Saraiva, Ana Marina Queiroz e Stefane Fernandes.

Mais sobre a iniciativa: 
As visitas dos alunos aos museus virtuais aconteceram de duas maneiras:por meio de visitas virtuais a sites com fotografias em 360 graus e panorâmicas do museu físico, que permitem um passeio pelo espaço e observação das obras ou por meio de sites que adaptam o acervo para o formato digital.  

Os passeios virtuais tiveram como principais objetivos estimular a descoberta dos objetos antigos e o reconhecimento da conexão entre passado e atualidade, além de incentivar o diálogo sobre cultura,história e arte entre alunos.

---

Boa prática da semana 3: "Adivinhações juninas"
Unidade escolar: Escola Municipal Maria Viviane Benevides Gouveia (Distrito de Educação 5)
Professora: Maria Elineuda de Oliveira Sandes
Turma: 3º ano
 
Mais sobre a iniciativa: 
A proposta da atividade é fazer os alunos trabalharem o gênero textual "adivinha" para treinar a capacidade de interpretação e concentração. Aproveitando o clima junino, foi criado um ambiente temático no qual se propõe que os alunos estejam atentos para descobrir as respostas das adivinhas propostas. 

---

Boa prática da semana 4: arraiá virtual com poesia
Unidade escolar: Escola Municipal Francisca Oriá Serpa Unidade II (Distrito de Educação 6)
Diretor: Ileane de Oliveira Fernandes
Disciplina: língua portuguesa
Professora: Márcia Silvana de Freitas Andrade.
Professora autora: Hortência Aparecida da Silva
Nome aluna: Alicya de Souza Silva

Mais sobre a iniciativa: 
A atividade consistiu em fazer com que o grupo escolar sinta-se no arraiá, já que com a pandemia não foi possível realizá-lo na escola. Na ação, eles declamaram a poesia Arraiá da Oriá. O objetivo foi homenagear todos que participaram e lembrar que mesmo a distância somos a família Oriá Serpa- II.

>> Acesse aqui aos vídeos das boas práticas da semana!

Boas práticas em casa
Este espaço tem o objetivo de reconhecer e difundir atividades bem-sucedidas de alunos e profissionais da Rede relacionadas às vivências/interações com as famílias, ao trabalho domiciliar dos profissionais da Educação e desenvolvimento de atividades pelos alunos. Participe e compartilhe com a comunidade escolar o que sua unidade, professores e alunos têm feito neste período de isolamento social!