Extranet

 
 
Profissionais da educação municipal participaram, na manhã desta segunda-feira (16/03), de aula inaugural das turmas de Mestrado e Doutorado Acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). A ação marcou o início das formações do convênio celebrado entre a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).
 
Por meio da iniciativa foram selecionados 40 projetos de Mestrado e Doutorado, com vigência até 2023. Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE, professora Nukácia Meyre Araújo, o programa possui como objetivo “intensificar a política de formação continuada dos professores, contribuindo para o crescimento acadêmico e, sobretudo, para a qualidade do ensino no ambiente escolar”.
 
A seleção das pesquisas registrou 328 inscrições, no total. Para o secretário adjunto da SME, Jefferson Maia, o número expressivo de inscrições ressalta a valorização e atenção ao trabalho desenvolvido pelo profissionais. “Capacitação é uma parte significativa para todos os professores que atendem a nossa Rede, hoje a quarta maior do país. Nós sabemos da competência desses educadores e é compromisso da gestão fornecer boas oportunidades”, frisa o secretário. 
 
  
Iniciativa é realizada a partir de convênio entre a UECE e SME
 
“Defendemos uma escola pública de qualidade e é estudando seus componentes que nos aprimoramos. A partir do momento que conhecemos as nuances da educação passamos a entender o chão da escola”, concorda Nágila Pereira, professora da Escola Municipal Reitor Antônio Martins Filho (Distrito 5). 
 
Os projetos participantes da iniciativa irão compor o Observatório do Sistema Municipal da Educação, que possui em sua composição vários campos de pesquisa. Dentre eles estão Avaliação de experiência de Tempo Integral na Rede Municipal de Fortaleza, Políticas de Avaliação na Rede Municipal, Tecnologias Digitais e Gestão Educacional, como citou na ocasião o coordenador do PPGE, João Batista Carvalho Nunes. 
 
Além das boas-vindas dos convidados, a aula inaugural das turmas de Mestrado e Doutorado Acadêmicos contou ainda com palestra proferida por Mário Luiz Neves de Azevedo, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Maringá.