Extranet

 
Diante do contexto de dúvidas acerca das infecções respiratórias ocasionadas pela família de vírus denominada coronavírus, a Secretaria Municipal da Educação compartilha nesta quinta-feira (12/03), informações e orientações às escolas, alunos e comunidade escolar em geral, conforme divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa/CE).
 
O objetivo é que todos se mantenham informados e consigam contribuir para um contexto escolar saudável e favorável à convivência coletiva, visto que o Estado do Ceará não possui casos confirmados da doença. A SME ressalta ainda a importância das unidades escolares abordarem com seus alunos a importância dos hábitos saudáveis de higiene para a prevenção desta e de outras doenças comuns neste período do ano, como as viroses e arboviroses.
As principais orientações para prevenir o coronavírus, de acordo com a Sesa/CE, são:

a) Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
b) Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e descartá-lo no lixo após o uso;
c) Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
d) Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
e) Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.;
f) Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
g) Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
h) Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
i) Evitar contato próximo com pessoas doentes;
j) Ficar em casa enquanto estiver doente;
k) Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Vale destacar também que, de acordo com o secretário da saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, Dr. Cabeto, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta (12/03), neste momento, não cabem medidas extremas, como fechar instituições e cancelar reuniões, já que o Ceará não apresenta transmissão comunitária, ou seja, casos transmitidos de pessoa para pessoa dentro do próprio estado. 

Confira as informações gerais e orientações para prevenção ao coronavírus

 
Com informações da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará