Extranet

 
 
 
Por meio de intervenções artísticas, alunos da Rede Municipal retratam transformações sonhadas para determinadas áreas da Cidade
 
A Prefeitura de Fortaleza vem estimulando, em parceria com o Instituto da Infância (IFAN), o protagonismo infantil para a construção de uma Cidade mais atenta às necessidades da criança fortalezense. Na tarde desta segunda-feira (09/03), o prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da primeira-dama Carol Bezerra, recebeu, no Paço Municipal, alunos da Rede Municipal de Ensino participantes do Projeto Caminhos Lúdicos. Por meio da experiência e do olhar do aluno, a iniciativa objetiva transformar positivamente o trajeto percorrido entre a casa e a escola, incluindo todo o seu entorno.
 
Por meio de intervenções artísticas, as crianças retratam a transformação sonhada para determinadas áreas da Cidade, considerando elementos voltados à limpeza urbana, mobilidade, acessibilidade, ludicidade e manutenção de espaços públicos. Durante o encontro, a superintendente do IFAN, Luzia Latiffe, esclareceu o intuito da proposta, executada por meio de cooperação técnica entre o Instituto e a Prefeitura de Fortaleza.
 

“Em 2019, na ocasião do lançamento do Cartão Missão Infância, nós começamos a desenhar o Projeto Caminhos Lúdicos. Nesse sentido, firmamos, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), uma parceria para trabalhar com crianças de cinco escolas de Fortaleza, situadas na comunidade da Vila Velha. A ação envolve estudantes matriculados na pré-escola e no Ensino Fundamental, que desenham os principais desafios do entorno onde vivem e onde estudam, retratam a realidade das praças e das ruas, sugerindo melhorias a partir da visão delas mesmas”, detalhou.

 
Por meio de fotografias, pinturas e colagens, os participantes apresentaram, na oportunidade, a importância da atenção à pavimentação de vias, padronização de calçadas, sinalização e iluminação. Compiladas em um livro entregue à primeira-dama de Fortaleza, as principais solicitações incluem espaços públicos qualificados, compostos por estruturas capazes de promover a interação social e o lazer adequados ao desenvolvimento saudável.
 
A partir do diálogo direto com o prefeito Roberto Cláudio, alguns estudantes propuseram intervenções em diversas áreas da administração pública. “Com base no que nos foi apresentado, vamos dialogar com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, além do gabinete da Primeira-Dama, para examinar as propostas e avaliar o que é possível ser realizado até dezembro deste ano”, garantiu o Prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado pelo secretário executivo da Conservação e dos Serviços Públicos, Luís Alberto Saboia.
 
Atendendo a reivindicações, o Gestor anunciou a implantação a uma estação do Mini Bicicletar no bairro Vila Velha. Ao ouvir questionamentos no tocante ao descarte irregular de lixo em territórios específicos da Cidade, o Prefeito explicou a logística de funcionamento dos Ecopontos, detalhando a importância dos equipamentos para a gestão inteligente de resíduos sólidos em Fortaleza.
 

A estudante de 9 anos, Maria Clara Moura, matriculada na Escola Municipal Herondina Lima Cavalcante, descreveu a relevância da experiência vivida. “Antes de chegar a este momento que estamos vivendo, participamos de passeios e de oficinas de arte. A gente passou por vários locais poluídos e tirou fotos. Depois, a gente coloriu, acrescentou uma realidade diferente. As pessoas da Cidade querem o direito de viver bem, de brincar, de se divertir. Hoje estivemos aqui, fomos recebidos pelo prefeito da Cidade, e isso é muito importante”, considerou.

 
Ao realizar uma visita guiada pelo Paço Municipal junto aos seus colegas de turma, Maria Clara não escondeu o encantamento. “Essa é a primeira vez que venho aqui. Estou admirada com a natureza, com a segurança, com a limpeza. Admiro as pessoas que cuidam e zelam por este espaço. Admiro quem rega as plantas, quem cuida da limpeza. Isso significa ter mais ar no Planeta”, comentou.
 
A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, protagonista das ações desprendidas em prol das crianças da Cidade, avaliou positivamente a ação. Entre diversas outras iniciativas, por meio do Projeto Praça Amiga da Criança, vem assegurando a instalação de parques infantis em praças da Cidade e garantiu que os esforços, que alcançam esferas intersetoriais, serão continuados.
 
Com informações do Portal da Prefeitura