Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

III Mostra de Artes da escola Hilza Diogo Cals aborda africanidades, cultura de paz e educação ambiental

 

A Escola Municipal e Centro de Educação Infantil Hilza Diogo Cals realizou nesta terça-feira (20/12) a sua III Mostra de Artes, projeto já reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) pela inovação e criatividade, e que traz como tema No Ar: brincar na terra da luz. Em 2016, a escola traz como eixos temáticos para as apresentações: Africanidade, Educação Ambiental e Cultura de Paz. Todas as apresentações foram feitas por alunos de 1 a 6 anos.

A diretora da unidade, Simone Brichta, quando questionada sobre a intenção do projeto, destaca vivências históricas e educativas sobre temas de interesse da comunidade do entorno. "Tentamos transmitir de forma lúdica práticas educativas nas estéticas do afro-brasileiro e do indígena, na cultura de paz, sustentabilidade e educação ambiental. Desse modo, atuamos no diálogo da escola com a comunidade, por meio das possibilidades mediadoras da arte, tomando os equipamentos culturais como espaços socializadores, em uma educação do olhar”, explica.

Nas palavras da Coordenadora do Centro de Educação Infantil Hilza Diogo Cals, Aline Falcão, o que torna o evento ainda maior e mais eficaz é a participação da comunidade e o envolvimento das famílias. "Tentamos fazer um resgate da cultura e valorização da arte e para isso contamos com o total apoio da comunidade. É gratificante desfrutar do espaço do CUCA e tornamos o teatro acessível para todos. Percebemos que as famílias têm valorizado mais a escola e esse trabalho vem mudando realidades", comenta.

A mostra de arte é uma retrospectiva de tudo o que foi trabalhado na escola durante o ano letivo.