Extranet

 

 
O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama de Fortaleza Carol Bezerra estiveram reunidos, no final da tarde quarta-feira (04/03), com a representante adjunta do Unicef no Brasil, Paola Bastos, para dialogar sobre as implementações de políticas públicas inovadoras para a área da Primeira Infância na capital. A reunião, que tambem teve a participação das titulares das pastas da Saúde, Joana Maciel, e da Educação, Dalila Saldanha, ocorreu durante o 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras, no Centro de Eventos.

Na oportunidade, o Prefeito pontuou alguns dos principais avanços no cuidado, prevenção e promoção da saúde pública de qualidade, como a redução na mortalidade materna e infantil e a ampliação da cobertura vacinal, graças aos investimentos maciços na reestruturação e ampliação dos equipamentos de saúde, e do fortalecimento das ações e estratégias com foco na primeira infância.
 
Além disso, Fortaleza é destaque na implementação de políticas públicas intersetoriais, que proporcionam mais saúde, educação, cultura, lazer e qualidade de vida durante a infância. Entre os projetos inovadores, estão Fortaleza Amiga da Criança, Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, Unidade Amiga da Primeira infância (UAPI), Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), Família Acolhedora, projeto Missão Infância Fortaleza, Mini Bicicletar, Areninhas, Praça Amiga da Criança, Leitura na Praça, entre outros.

No que tange a educação, o Prefeito comemorou o índice de 98% de aprovação dos alunos do Ensino Fundamental, de acordo com os dados gerenciais calculados pela Secretaria Municipal da Educação em relação ao rendimento escolar no ano de 2019. “Fortaleza tem alcançado resultados históricos na educação ao ocupar o primeiro lugar no Brasil em cobertura percentual de matrículas de Tempo Integral; o primeiro lugar entre as capitais do Norte e Nordeste em matrículas na educação infantil; e a quarta maior rede do Brasil em número de matrículas”, destacou Roberto Claudio.

 
Para representante adjunta do Unicef no Brasil, Paola Bastos, a capital cearense é um celeiro de grandes ideias, políticas inovadoras, compromisso de gestão e boas práticas, que devem servir de vitrine para as demais capitais do país. “Fortaleza é de fato um importante exemplo para todo o Brasil”, reforçou. Na oportunidade, foi agendada uma visita ao posto de saúde Luís Franklin nesta quinta-feira (05/03), para a representante conhecer de perto os projetos da UAPI, NDI e Posto de Coleta do Leite Materno.
 
O encontro contou ainda com a presença de Cristina Albuquerque e Rui Aguiar, também representantes do Unicef, e das pediatras Anamaria Cavalcante e Gerly Anne Nobrega, ambas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza