Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeitura de Fortaleza apresenta Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), realizou, na manhã desta sexta-feira (09/12), o seminário de apresentação da Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede de Ensino. O evento aconteceu na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e contou com a presença do Secretário Municipal da Educação, Jaime Cavalcante; o Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Evaldo Lima; e cerca de 500 profissionais da educação que estiveram envolvidos na construção do documento.

Essa é a quarta vez, na história da educação municipal, que a secretaria responsável pela Educação em Fortaleza articula a criação de um documento norteador da ação pedagógica nos Centros de Educação Infantil (CEI). A Coordenadora da Educação Infantil na SME, Simone Calandrine, ressalta que arquivos de 1995, 2002 e 2009 foram importantes no desenvolvimento da Proposta que agora o município apresenta. “Além de resgatar e respeitar a história do desenvolvimento da educação infantil, temos o orgulho de ter contado com a ampla participação de toda a comunidade escolar na discussão e reflexão da pratica pedagógica, visando garantir o direito de aprendizagem e desenvolvimento da criança de forma integral”, explica.

A Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede de Ensino foi elaborada em encontros sistemáticos de estudos e discussões que vêm acontecendo há mais de um ano nos mais diversos âmbitos educacionais. Com essa compilação de textos voltados para a educação infantil, Fortaleza passa a ter uma base comum plural que vai subsidiar a construção da proposta de cada unidade escolar, considerando o contexto da instituição, da comunidade e de cada criança.

O seminário começou às 8h e, após a solenidade de abertura, professores apresentaram experiências já vivenciadas nos Centros de Educação Infantil e que constam na Proposta. Muitas mãos construíram o documento que já é vivenciado. A Diretora do CEI Maria de Carvalho Martins, Danielly Patricio, comenta com empolgação o prazer em já estar colocando as diretrizes em prática. “Fico feliz de fazer parte dessa proposta que vem das experiências dos nossos Centros de Educação Infantil. O trabalho proposto já vem sendo feito e, com o documento, vamos solidificar e enriquecer ainda mais nossa prática”, pontua.

O Secretário da Educação, Jaime Cavalcante, destacou em sua fala o reconhecimento pelo trabalho de cada um que participou do processo de solidificação da educação infantil, a gestão participativa e democrática do processo e o orgulho do trabalho na educação. “Há uma palavra que resume muito bem esses quatro anos: orgulho. Todos os indicadores da educação do município melhoraram e a educação infantil é fundamentalmente responsável por isso. Agradeço e reconheço a dedicação dos profissionais dos Centros de Educação Infantil. Fico feliz de saber que em quatro anos essa realidade já foi possível. Há ainda muitos desafios, mas continuaremos o trabalho participativo”, disse.

A Secretária Adjunta da Educação, Lindalva Pereira, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância e a qualidade do documento. “Parabenizo a equipe pela valorização da prática e da teoria, e pelo respeito à história da educação infantil em Fortaleza.  Ao ler esse material, fiquei bastante feliz com o que observei: primeiro porque é um documento preciso e nós sabemos a importância que tem uma proposta curricular — uma linha norteadora, a essência do que será desenvolvido em cada escola; segundo, pelo aproveitamento de valores de todas as instâncias educacionais: casa, creche, escola, universidade. Além disso, é de uma leitura fácil, o que não é fácil de se conseguir em um documento como esse”, comentou.

No segundo momento, a partir das 13h, os professores tiveram ainda a oportunidade de assistir à palestra "A importância da prática do professor na garantia dos direitos de aprendizagem das crianças, considerando os campos de experiências propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil”, com a Prof.ª Dr.ª Zilma de Morais Ramos de Oliveira.