Extranet

 

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) iniciou nesta sexta-feira (07/02), na Academia do Professor Darcy Ribeiro, no Centro, formação para os articuladores e agentes educacionais do Programa Busca Ativa. O secretário adjunto da SME, Jefferson Maia, participou da abertura do momento de qualificação, que finaliza na próxima segunda-feira (10/02).

Na programação, os participantes conheceram mais de perto a Educação de Fortaleza; e o Sistema Busca Ativa, assim como sua estrutura e seus fluxos. Também receberam informações sobre a importância da comunicação e da abordagem familiar para a função que desenvolverão, entre outros aspectos.

A contratação de articuladores e agentes de campo é uma das estratégias de fortalecimento do Busca Ativa, dentro das ações do Programa Mais Gestão na Educação. Já estão em atuação nos Distritos de Educação seis articuladores que atuam no trabalho de monitoramento da frequência e dos protocolos do Busca Ativa. Na próxima terça-feira (11/02) iniciam o trabalho de campo os 36 agentes do programa, que atuarão realizando a busca ativa in loco, nas residências dos alunos, em contato com as escolas e famílias.

A Busca Ativa visa eliminar a infrequência dos alunos e, com isso, assegurar as aprendizagens, minimizando o abandono escolar e a reprovação. Por meio da plataforma, se monitora, diariamente, a frequência de 100% dos alunos, do Infantil I à Educação de Jovens e Adultos (EJA), adotando, em tempo hábil, medidas que envolvam a família e garantam a presença do estudante na escola.

Mais Gestão na Educação

Com investimento de mais de R$ 41 milhões, o programa tem o objetivo de fortalecer a política educacional que vem sendo desenvolvida pela gestão, desde 2013, bem como cumprir as metas pactuadas no Planejamento Estratégico da SME. A ação fortalece o campo de atuação na Rede Municipal de Ensino atuando em três dimensões: pedagógica, administrativa e financeira e gestão.