Extranet

 
A secretária da Dalila participou nesta quarta-feira (18/12), na Universidade de Fortaleza (Unifor), como palestrante do III Seminário de Avaliação e Planejamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, organizado pela Secretaria Municipal da Saúde. O evento, realizado nos dias 17 e 18/12, teve como tema “A importância do Planejamento e Avaliação para Vigilância em Saúde”. A programação do evento contou com palestras, debates e apresentações de experiências exitosas sobre aspectos relacionados à Vigilância em Saúde. 
 
Com o tema “Caminhos presentes e futuros da educação na perspectiva da promoção da saúde”, a secretária Dalila apresentou, inicialmente, ao público presente um panorama da Rede Municipal de Ensino e os principais resultados e avanços. A apresentação destacou ainda ações de valorização dos profissionais da Educação, com destaque para o Programa Municipal de Promoção da Saúde Integral do Profissional da Educação (Prosipe), executado em parceria com a Unifor e IPM, na Academia do Professor Darcy Ribeiro.
 
 
 Evento contou com palestras, debates e apresentações de experiências exitosas sobre Vigilância em Saúde
 
O Prosipe surgiu de uma série de discussões entre a SME e diversos segmentos da sociedade, com o objetivo de definir princípios, diretrizes e estratégias para a melhoria da qualidade de vida e das condições de saúde dos profissionais da Educação. “Com o programa queremos contribuir com práticas saudáveis de saúde, que os profissionais busquem novos hábitos no seu dia a dia. A Academia do Professor deve ser um catalisador, que suas ações cheguem às salas de aula e faça bem aos professores”, complementou a secretária. Vale ressaltar que o Prosipe atende também ao Plano Municipal da Educação. 
 
Dentro das ações de promoção à saúde, promovidas na Academia do Professor, a secretária apresentou o programa eVoice, avaliação e orientação nutricional, momentos de integração com foco na saúde mental, aulas de funcional,  alongamento e fight fitness e sessões de psicomotricidade relacional. 
 
 
Secretária apresentou principais resultados e avanços da Rede Municipal de Ensino 
 
Nélio Morais, coordenador da Covis, em sua fala de agradecimento à participação da secretária, destacou as ações e realizações do município de Fortaleza na área da Educação e todas as oportunidades que estão sendo garantidas à população. O coordenador ressaltou ainda o desejo de que as parcerias entre saúde e educação estejam ainda mais fortalecidas em 2020.