Extranet

 

  

Para acompanhar as atividades da caravana “Diga Aí, Escola!” nas unidades da Rede de Ensino, a secretária Dalila Saldanha esteve, na tarde desta quinta-feira (12/12), na Escola Municipal Jornalista José Blanchard Girão da Silva, localizada no Jangurussu (Distrito 6). A unidade atende 642 alunos, do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
 
Com iniciativa diferenciada, a unidade Jornalista Blanchard Girão destaca-se na avaliação geral do aplicativo e na mobilização pela participação da comunidade escolar: cerca de 38% dos pais já avaliaram. "Aproveitamos o período de confirmação de matrícula, assim como a procura dos pais por informações, e tentamos direcioná-los para utilizar o totem e utilizar o aplicativo", explica o diretor da escola, Claudiomiro Ferreira.
 
Para incentivar a participação dos estudantes, alunos do 5° ano atuam como monitores e mobilizadores para o uso do aplicativo, sob a supervisão do secretário escolar. Para Maria Gabrielly, uma das monitoras, o “Diga aí, Escola” é importante porque busca trazer melhorias para escola e alunos. 
 
 
Dalila conversou também com alunos e demais profissionais durante visita
 
A secretária da Educação, Dalila Saldanha, conversou com alunos e conferiu a mobilização da unidade em torno da participação na avaliação disponível no aplicativo. "Continuem mobilizando os outros alunos a utilizarem a ferramenta. Essa ação de escuta ativa é fundamental para promover a melhoria do atendimento escolar", destacou a gestora.
 
A caravana "Diga Aí, Escola!" possui o objetivo de fortalecer a participação da comunidade nas escolas e facilitar o acesso à avaliação dos serviços oferecidos pela Rede Municipal. 
 
Desde novembro, 20 totens da pesquisa via aplicativo ficam de forma itinerante em 95 escolas municipais para que profissionais das unidades, alunos e pais realizem as avaliações acerca de diversos temas: alimentação escolar, infraestrutura, transporte, gestão, entre outros.
 
A programação da caravana finaliza na próxima semana no Distrito de Educação 2.  Até o momento, segundo dados da última edição no Distrito de Educação 4, a ação totalizou 4097 novos avaliadores.
 
 
20 totens da pesquisa via aplicativo ficam de forma itinerante em 95 escolas municipal
 
Participe!
Lançado em abril deste ano, o aplicativo “Diga aí, Escola!” também está disponível via web, por meio do endereço http://digaaiescola.sme.fortaleza.ce.gov.br, ou na versão para smartphone, que pode ser baixado gratuitamente na PlayStore.
 
Infraestrutura 
Na oportunidade, Dalila Saldanha também avaliou a estrutura da escola, com intuito de realizar diagnóstico para viabilizar melhorias. A unidade terá sua quadra reformada, com licitação prevista para acontecer até fevereiro de 2020.