Extranet

 

Secretária visita exposições de finalistas da Rede no Ceará Científico 2019

 
A secretária Dalila Saldanha acompanhou, na manhã desta quinta-feira (05/12), apresentações de equipes da Rede Municipal no Ceará Científico 2019. A etapa regional do evento, que acontece no Shopping Rio Mar Fortaleza, conta com a participação de três duplas finalistas da educação municipal.
 
Durante a visita aos estandes, Dalila conversou com alunos sobre o desenvolvimento e benefícios das práticas científicas na rotina escolar. "Aqui recebemos uma verdadeira aula. Vemos questões importantes sendo abordadas de forma crítica e reflexiva. Isso resulta no crescimento da aprendizagem", elogiou a gestora em diálogo com os estudantes, selecionados a partir da IX Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza - etapas distrital e municipal, que ocorreu entre agosto e setembro de 2019. 
 
 
 Três duplas da Rede Municipal são finalistas na categoria jr
 
Na ocasião, a secretária também parabenizou os orientadores pelo trabalho pedagógico que incentiva o protagonismo estudantil. Fabriciany Lopes, professora da EM Presidente Kennedy (Distrito 3), destaca que o processo de pesquisa fortalece a interação entre educador e alunos. "Essas atividades envolvem toda a comunidade escolar. São experiências maravilhosas que enriquecem os conhecimentos e aproximam todos nós", pontuou.
 
A última fase do Ceará Científico segue até o próximo sábado (07/12). Os projetos premiados na competição receberão financiamento para representar o estado nos principais eventos científicos nacionais e internacionais. Confiantes, Yasmim Maia e João Davi, alunos da Escola de Tempo Integral Prof. Ademar Nunes Batista (Distrito 5), torcem para que seu trabalho seja um dos vencedores. "É muito legal participar de algo que motiva os estudantes a trazerem o teórico para a prática. Imagina então levar isso para o mundo? Seria maravilhoso", afirmou Yasmim. 
 
 
Premiados receberão financiamento para representar o Estado em eventos científicos 
 
Promovido pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc), o evento faz parte de uma política educacional de popularização das ciências, cultura e da tecnologia do Governo do Estado do Ceará. A ação busca ampliar a educação científica, intensificando os questionamentos que surgem das experiências, expectativas, estudos teóricos e manifestações artístico-culturais dos estudantes.
Confira abaixo as equipes finalistas da Rede:

“Influência das cores de luz no crescimento das plantas”, dos estudantes Kayque Gabriel e José Alessandro, orientados pela professora Fabriciany Lopes Sousa, da EM Presidente Kennedy.

“Café com geografia: um olhar crítico da realidade”, das estudantes Letícia Silva e Maria Clara, orientadas pela professora Cintia Helena Holanda Costa, da EM Angélica Gurgel.

“Trena robótica de medição por roda: uma alternativa para calcular o perímetro de uma circunferência”, dos estudantes João Davi e Yasmin Maia, orientados pelo professor Paulo Ernesto Lima Ferreira, da EMTI Prof. Ademar Nunes Batista.