
Acompanhada pelo prefeito Roberto Cláudio, a titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Dalila Saldanha, informou o intuito da proposta: “Este programa resulta de demandas dos gestores e da categoria representativa dos professores. Nosso objetivo é continuar trabalhando para ofertar melhores serviços aos nossos alunos e melhores condições de trabalho aos nossos profissionais, qualificando o processo educativo e melhorando a aprendizagem”, introduziu.
Previsto para 2020, o Programa receberá investimento de cerca de R$ 45 milhões. As ações planejadas visam ao cumprimento de metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da SME. “Estão previstas ações vinculadas à formação, à qualificação e ao aprimoramento do processo de aprendizagem. Fortalecer as estruturas de apoio é um meio fundamental para que os processos gerenciais possam fluir e garantir que a aprendizagem aconteça de forma adequada. Para isso, estamos contando com a atuação da Secretaria Municipal da Educação e de parceiros institucionais, como a Fundação Lemann, o Google e o Instituto Bem Comum”, afirmou o Prefeito.
Projeto prevê o fortalecimento da política educacional municipal
As melhorias pedagógicas incluem a implantação de Núcleos Multiprofissionais de Atendimento, com a oferta de atendimento psicológico na Rede Municipal, a qualificação do programa de formação continuada de professores e gestores, além da implantação de salas de inovação educacional. “O intuito é qualificar a nossa formação para avançar nos resultados e inovar nas práticas pedagógicas”, completou Dalila.
A secretária da Educação garantiu ainda que, dentre as ações previstas, destaca-se a estruturação de material pedagógico direcionado aos alunos do 5º e do 9º ano. Nesse sentido, o estudo da Matemática e da Língua Portuguesa será aprimorado. “Isso ajudará a educação municipal a superar os avanços já obtidos”, disse.
Ações visam ao cumprimento de metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da SME
A dimensão administrativa e financeira engloba a reestruturação do quadro de profissionais de apoio à gestão. Nessa perspectiva, serão contratados auxiliares administrativos financeiros para 100% das escolas de tempo parcial. Além disso, será ampliado o quadro de manipuladores e de zeladores.
“Vamos investir para melhorar as condições de trabalho. O auxiliar administrativo financeiro irá apoiar o trabalho da escola na dinâmica dos recursos e na administração do prédio. Os demais profissionais atuarão para oferecer maior conforto à nossa comunidade escolar”, apontou a Secretária.
Elizabeth Frota Cortez, diretora da Escola Municipal José Carlos de Pinho
Eixo gestão participativa democrática:
“Há 10 anos, a evasão escolar girava em torno de 11%. Hoje, estamos com 0,6%. O ideal é chegar a zero. A ideia é de fortalecer os monitores e garantir que o aluno fique dentro da escola”, informou Roberto Cláudio.
Programa Mais Ação
De acordo com Dalila Saldanha, o investimento destinado ao Programa Mais Gestão irá fortalecer as iniciativas em desenvolvimento pelo Programa Mais Ação. “O Mais Ação já contempla toda a parte de infraestrutura das escolas, além de novos equipamentos. São 208 unidades passando por reformas executadas, iniciadas ou a iniciar, 36 Centros de Educação Infantil em construção e 26 Escolas de Tempo Integral e Tempo Parcial. São investimentos superiores a R$ 300 milhões”, finalizou.