Extranet

 

Equipe da Rede Municipal é premiada na IV Feira de Ciências e Mostras Científicas em Sobral

 
Os alunos da Rede Municipal Pedro Lucas Rodrigues Santiago, Tainá Martins da Silva, Francisca Thayná Freire Rodrigues, e o professor orientador André Luis Bezerra da Silva Brasilino, da EMTI Joaquim Francisco de Sousa Filho, no Presidente Kennedy (Distrito 3), foram premiados na IV Feira de Ciências e Mostras Científicas: Educação, Tecnologia de Convivência no Ambiente Semiárido, em Sobral (CE). A premiação, que ocorreu no último dia 19/11, agraciou os alunos com bolsa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Durante a feira, a equipe apresentou o projeto “Potencial Antifúngico de extrato natural”, que demonstra a atividade antifúngica frente às cepas anemófilas testadas, que são causadoras de crises alérgicas e decomposição de alimentos. Para o professor André Luís, a participação no evento ofereceu crescimento científico aos alunos. “A feira proporcionou aos estudantes uma vivência de trabalhos científicos mesmo antes de entrarem na universidade. Além de compartilharem conhecimentos e ideias das mais variadas áreas das ciências da educação básica do nosso Estado”, ressaltou. 
 

Alunos foram premiados com bolsa de  iniciação científica do CNPq

Já os alunos Pedro Lucas e Tainá Martins destacaram o ganho de conhecimento e fortalecimento do protagonismo estudantil durante a competição. “Foi uma experiência incrível. Conhecemos outra cidade, um novo mundo e novas possibilidades, mostrando que com desempenho e dedicação podemos chegar além”.

Organizada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, nesta edição, a Feira recebeu projetos das seguintes linhas temáticas: Ciências da Vida, Ciências Ambientais e de Biotecnologia, Ciências Humanas, Ciências da Terra e Ciências Pura. Com isso, é possível associar educação à investigação científica, promovendo a reflexão dos estudantes sobre a realidade do Estado com base no desenvolvimento de pesquisas e práticas inovadoras para o desenvolvimento social.

A SME parabeniza todos, estudantes e professor orientador, pela excelente pesquisa desenvolvida e apresentação no evento que estimula o conhecimento, trocas de experiências e fortalecimento do letramento científico.