Extranet

 

Rede Municipal conclui semana do Spece 2019 com sucesso

 
Nesta semana, dos dias 26 a 28 de novembro, as unidades da Rede Municipal participaram da aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Tecnicamente, o município de Fortaleza atingiu 100% de participação em todos os anos avaliados. Ao todo, participaram do processo avaliativo, cerca de 50 mil alunos de 298 escolas da Rede Municipal.

Realizado de forma censitária, o Spaece é aplicado anualmente e abrange os alunos do Ensino Fundamental - 2º, 5º e 9º anos. Neste ano, a participação dos alunos ficou em 99% no 9º ano e 99,9% no 5° e 2º anos. A avaliação tem como foco o domínio das competências e das habilidades esperadas nas disciplinas de língua portuguesa e de matemática. No caso das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação tem como base o nível de leitura.

O Spaece é uma avaliação que verifica a qualidade do ensino nos 184 municípios do Ceará e abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio. 
 
A Secretaria Municipal da Educação parabeniza e agradece todos profissionais e alunos que participaram do ciclo de avaliações pelo empenho e esforço!  Que venham os bons resultados, fruto do trabalho dedicado de todos que compõem a Educação de Fortaleza!

Caravana Aprender+
Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Fortaleza (SME) realizou a Caravana Aprender+, com o objetivo preparar os estudantes para o Spaece, assim como para outras avaliações externas e internas. A ação, realizada anualmente, visa promover a prática educativa voltada à melhoria da aprendizagem dos alunos, fortalecendo o trabalho pedagógico e motivação destes.