Extranet

 

  

Os alunos Bruno Oscar Moura Mohr e John Petrovicky Alves Ferreira, do 6º ano, e a professora orientadora Rosimary Landim, da Escola Municipal Demócrito Rocha, em Messjana (Distrito 6), participaram, como representantes da Secretaria Municipal da Educação (SME), da 25ª Feira Ciência Jovem, que aconteceu nos dias 6 a 8 de novembro, em Recife. Ao final do evento, a equipe recebeu a medalha de relevância científica pelo importante valor científico da pesquisa realizada.

Além de apresentarem o trabalho sobre microfósseis calcários foraminíferos, que foi desenvolvido durante nove meses de estudos e pesquisas, os alunos participaram de diversas atividades durante a Feira, como visita ao Espaço Ciência e visita cultural a alguns pontos históricos e turísticos de Recife, dentre outros.

Para a professora Rosimary Landim, o evento foi um momento de muito aprendizado e grande diversidade cultural. A Feira Científica Ciência Jovem é um evento internacional realizado anualmente, por meio do Espaço Ciência, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, e tem um importante papel na divulgação da cultura científica. Por meio dele, professores e estudantes têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa. Para a edição deste ano foram selecionados cerca de 300 trabalhos de diversos estados e países, como Colômbia, Uruguai, México e Paraguai.

O estudante Bruno Oscar ressaltou que “a viagem influenciou de forma positiva sua vida, tanto por conhecer um novo lugar, como viver novas experiências”. O aluno ainda expressou sua gratidão por todos que apoiaram esse projeto. Já o estudante John Petrovicky, esta foi a melhor viagem de sua vida. “Despertou minha vontade de estudar mais e passar para as pessoas o meu conhecimento. Sou muito grato a todos que, de certa forma, o incentivaram minha participação”, pontuou.

A equipe participante da Feira Ciência Jovem é finalista da IX Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza, realizada em setembro deste ano. O evento é a culminância do trabalho pedagógico de desenvolvimento do letramento científico, realizado durante todo o ano letivo nas unidades escolares da Rede Municipal.

A SME parabeniza estudantes e professora orientadora pela excelente pesquisa desenvolvida e pela apresentação neste evento, que possibilitou aos participantes muitos conhecimentos, trocas de experiências e vivências inéditas.