Extranet

 

Inicia nesta terça-feira (26/11) a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Ao todo, participarão do processo avaliativo, 49.926 alunos de 298 escolas da Rede Municipal. Realizado de forma censitária, o Spaece é realizado anualmente e abrange os alunos do Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º anos). 
 
O Spaece é uma avaliação que verifica a qualidade do ensino nos 184 municípios do Ceará e abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio. A avaliação tem como foco o domínio das competências e das habilidades esperadas nas disciplinas de língua portuguesa e de matemática. No caso das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação tem como base o nível de leitura.
 
Neste ano, as provas ocorrem, sempre às 8h, para os alunos que estudam no período da manhã, e às 14h, para os alunos da tarde, de acordo com o seguinte cronograma: 
 
26/11
9º ano 
Provas de língua portuguesa e matemática, com duração de 2h10
 
27/11
5º ano
Provas de língua portuguesa e matemática, com duração 2h10
 
28/11
2º ano
Prova de língua portuguesa (leitura), com duração de 2h
 
Caravana Aprender+
Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Fortaleza (SME) realiza a Caravana Aprender+, com o objetivo preparar os estudantes para o Spaece, assim como para outras avaliações externas e internas. A ação, realizada anualmente, visa promover a prática educativa voltada à melhoria da aprendizagem dos alunos, fortalecendo o trabalho pedagógico e motivação destes.
 
Fortaleza no Spaece 2018
O município de Fortaleza continua avançando nos níveis de alfabetização da Educação Básica. É o que apontam os dados do Spaece relativos ao ano de 2018. Os dados mostram que Fortaleza alfabetizou 92,4% dos alunos que finalizaram o 2º ano do Ensino Fundamental, dado superior ao registrado no Ceará, que é de 89,6%. Nessa edição do Spaece, Fortaleza avançou em todos os indicadores de desempenho, incluindo a proficiência de língua portuguesa e matemática no 5º e no 9º ano.
 
Fortaleza ocupa agora a 103º posição no ranking da educação dos municípios do Ceará, em relação ao Spaece Alfa. Em 2012, o município ocupava a posição 184º; já em 2017, passou para 110º. Os números ganham mais destaque quando o ranking indica que os resultados foram a partir da avaliação de 14.491 alunos, quando os municípios que ocuparam os primeiros 10 lugares variaram entre 82 (mínimo) e 455 (máximo) estudantes participantes.