Extranet

 
 
Estudantes da Rede de Ensino receberam smartphones em premiação à edição 2018 do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed). A iniciativa tem como objetivo valorizar as boas práticas pedagógicas e reconhecer os melhores resultados no Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) e no Spaece-Alfa.
 
Neste ano, 834 alunos foram contemplados com os aparelhos, sendo 559 smartphones para os estudantes do 5º ano e 275 para os de 9º ano. A condecoração teve como critério os três primeiros estudantes do 5º e 9º ano que atingiram as melhores médias de proficiência adequada, simultaneamente, em português e matemática.
“É muito legal quando reconhecem o nosso esforço. O celular foi um estímulo para eu me esforçar mais, porque minha família não tem condições e é pelos estudos que venho conquistando tudo”, relatou Izabella Araújo, aluna premiada pela Escola de Tempo Integral (ETI) Joaquim Francisco de Sousa Filho, no bairro Presidente Kennedy.
 
Izabella e Aurissol, alunas premidas pela ETI Joaquim Francisco de Sousa Filho
 
Realizado desde 2015, o prêmio reconhece o esforço realizado durante todo o ano letivo, em ações como a formação continuada de professores e gestores escolares, a distribuição de materiais pedagógicos de qualidade, acompanhamento às escolas, avaliações diagnósticas, entre outras.
 
Sérgio Paulo Azevedo, pai de Aurissol Azevedo, estudante também premiada pela ETI, destaca os bons resultados educacionais alcançados na gestão Roberto Cláudio. “O papel da escola é essencial para melhorar a perspectiva desses jovens. Esse é um legado forte que essa Prefeitura irá deixar: Futuros são construídos pela educação“, disse emocionado.
 
A edição 2018 do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho contou com a participação de 276 escolas da Rede Municipal, que subiram ao palco para a condecoração com placas e recursos financeiros, somando mais de R$ 2,2 milhões. Deste total, a SME investiu R$ 446.160,00 na aquisição dos smartphones.

>>> Confira mais fotos no Facebook da SME >>>

Semana Spaece
Nos dias 26, 27 e 28 de novembro, cerca de 50 mil alunos da Rede Municipal participarão do Spaece 2019. Realizam as avaliações 298 unidades escolares, de forma censitária, envolvendo estudantes do Ensino Fundamental dos 2º, 5º e 9º anos, nas disciplinas de língua portuguesa e de matemática. No caso dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação possui como base o nível de leitura.

Estratégias consolidadas
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), promove ações para fortalecer a aprendizagem dos alunos da Rede de Ensino através de uma política educacional estruturada. Com um conjunto de estratégias, a gestão envolve o acompanhamento pedagógico sistemático com intervenções ao longo do ano letivo, priorizando os níveis crítico e muito crítico em todas as séries, além de formações específicas e continuadas para professores e coordenadores pedagógicos.