Extranet

 

SME promove “Semana do IF” na Rede Municipal dias antes da prova do IFCE

 
De 11 a 14 de novembro, a Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental (COEF), promove a “Semana IF” nas unidades escolares da Rede Municipal e nos polos do Programa Pró-Técnico. A programação tem o objetivo de promover atividades de esclarecimentos e motivação aos estudantes que irão realizar o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que será no dia 17 de novembro. Para o êxito da iniciativa, a SME conta com o apoio e participação de toda a comunidade escolar para o sucesso dessa ação. 
 
A “Semana IF” faz parte das atividades do Projeto #EunoIFCE, uma das ações pedagógicas dentro do Programa Aprender Mais, que tem o objetivo de consolidar a aprendizagem dos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza. O #EunoIFCE consiste na realização de diversas atividades com a proposta de intensificar a preparação dos estudantes do 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA IV) para o processo seletivo do IFCE.
 
Para subsidiar as unidades escolares na "Semana do IF", a SME disponibiliza material informativo (apresentação em PPT - baixe abaixo) com informações e dicas importantes sobre o edital e o processo seletivo do IFCE, bem como o jogo #EunoIFCE, que tem o objetivo de trabalhar de forma lúdica essas orientações com os estudantes. Além desse material é importante que o diretor escolar, os coordenadores pedagógicos e os professores desenvolvam ações pedagógicas que incentivem e motivem os estudantes a realizarem uma boa prova.
 
A SME enviará ainda às unidades escolares os kits do projeto #EunoIFCE, que deverão ser entregues aos estudantes. A entrega dos kits visa auxiliá-los na realização de um processo seletivo com tranquilidade.

Baixe aqui o material com informações e dicas importantes 

Como motivação, a SME sugere que as unidades escolares e polos do programa Pró-Técnico:
 
- Trabalhem com vídeos, dinâmicas, músicas, poemas, entre outros, que tratem de superação e motivem os estudantes;
- Debatam com os estudantes sobre seus projetos de vida e lhes incentivem a acreditar em seus sonhos;
- Convidem palestrantes ou ex-estudantes que se destacaram por meio dos estudos para uma roda de conversa;
- Coloquem cronômetro na escola/polo com a contagem regressiva para o dia da prova;
- Trabalhem o jogo #EunoIFCE com os estudantes.

DIA DA PROVA
A prova do IFCE ocorrerá dia 17 de novembro e neste dia a SME realizará a ação “Dia IF”, com a instalação de tendas nos principais locais de prova com o objetivo de mobilizar as equipes da Rede Municipal para realizarem junto aos estudantes ações de acolhimento e motivação.

A SME conta com a participação e colaboração de todos para o sucesso dessas ações, garantindo um clima de confiança e segurança aos nossos estudantes que participarão do processo seletivo do IFCE.