Extranet

 

Salão Outubro Docente 2019 se encerra com certificação dos 67 trabalhos apresentados

 

Após dois dias de exposição, apresentação de trabalhos e rodas de conversa, o Salão Outubro Docente 2019 se encerrou na tarde desta quinta-feira (31/10), na Academia do Professor Darcy Ribeiro. Durante a cerimônia de encerramento, 67 trabalhos de professores da Rede Municipal que participaram do evento receberam certificados das mãos do secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia. O momento marca também o encerramento do Outubro Docente, programação especial dedicado ao mês do professor. 
 
Um dos professores que apresentou projeto no salão deste ano foi o Ari Noronha, docente da Escola de Tempo Integral (ETI) Hildete Brasil de Sá Cavalcante, no Mondubim (Distrito 4). O trabalho do educador, intitulado "Ler e teatralizar em sala de aula através da leitura prazerosa de autobiografia da Maria da Penha", é um dos selecionados para o projeto "Professor Autor: Fazendo Histórias, Trocando Figurinhas" 2019. 
 
Professor Ari Noronha fala da satisfação de apresentar seu trabalho, que será publicado no livro do projeto "Professor Autor" 2019

Ari conta que esta será a primeira publicação de artigo autoral e diz está feliz com a oportunidade de dividir experiências. “A minha sensação é de valorização como professor. No dia a dia desenvolvemos diversos trabalhos na sala de aula, poder compartilhar um deles e publicar pela primeira vez é motivo de orgulho. Acredito que essa iniciativa é uma prática que favorece a aprendizagem e incentiva o professor a pensar práticas simples que impactam na vida escolar do aluno", comenta o professor.

Além dos expositores, diversos professores da Rede Municipal prestigiaram os colegas e conheceram projetos de áreas diferentes. Quem circulou pelo salão no segundo dia de evento foi a professora Ana Maria Pinto Ramos, da Escola Municipal Gabriel Cavalcante, no Presidente Kennedy (Distrito 3). "Achei muito interessante esse momento de troca de saberes e experiências. Vejo como uma ação de valorização do trabalho do professor, pois dá visibilidade aos trabalhos dos educadores. Mesmo não apresentando, eu já me sinto motivada a elaborar um projeto e participar ano que vem", considera.
 
Mês do professor
O Salão Outubro Docente é uma das principais ações do Outubro Docente, programação especial dedicada ao mês do professor na Rede Municipal de Ensino, que promoveu diferentes atividades voltadas ao reconhecimento dos profissionais da educação. O espaço contou com trabalhos do projeto “Professor Autor: Fazendo História, Trocando Figurinhas”. Neste ano, 67 projetos foram apresentados por seus respectivos autores, com o intuito de proporcionar o intercâmbio de experiências docentes vivenciadas nas unidades da Rede.
 
Na edição 2019, a agenda do Outubro Docente incluiu ainda a inauguração da Academia do Professor, Quarta Docente, Campanha "Meu Professor, Minha Inspiração", Seminário Municipal “Trajetórias de Sucesso na Sala de Aula", Salão Outubro Docente, sessão solene em homenagem a professores, além do show cultural "Paulo Freire Vive".