Extranet

 

[OUTUBRO DOCENTE] Último encontro da Quarta Docente fecha ciclo de rodas de conversa

 

 

O ciclo de roda de conversa 2019 da Quarta Docente se encerrou na tarde desta quarta-feira (30/10), na Academia do Professor Darcy Ribeiro. Quatro professores da Rede Municipal dividiram metodologias e vivências de sala de aula nesse encontro, focadas na alfabetização, matemática, ciências e língua portuguesa. O encontro marcou a última série de quatro bate-papos, realizados ao longo do mês no Outubro Docente, programação especial dedicada ao Dia do Professor na Rede. 
 
O secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia, participou do encontro e parabenizou os professores que se apresentaram e os que estavam na plateia. "A Quarta Docente é um movimento que estamos plantando as primeiras sementes, queremos que ela traga frutos a cada ano. Esperamos que, cada vez mais, a troca de experiências seja mais intensa e participativa. Ficamos felizes de perceber o crescimento e o engajamento dos professores em projetos de muita qualidade. Essa iniciativa é uma das ações que pensamos para eternizar um pouco do que é desenvolvido nas salas de aula da Rede Municipal", enfatizou.  
 
A professora Sayonara Melo Costa foi uma das convidadas da Quarta Docente e dividiu com os colegas seu projeto "Pode trazer o celular! - Metodologias ativas e ferramentas tecnológicas aplicadas ao estudo de gêneros textuais", que faz parte da edição 2019 do "Professor Autor: Fazendo História...Trocando Figurinhas". Segundo a docente, a iniciativa é louvável porque possibilita o professor a compartilhar e publicar produções. "Nunca tive tanta oportunidade de publicar material como tenho na Rede Municipal. Venho da universidade, mas foi como professora da Prefeitura que estou melhorando meu currículo", pontua.
 
Pela primeira vez na roda de conversa, a professora da Educação Infantil Sulani dos Santos Moura, da Escola Municipal Padre Josefino Cabral, no Antônio Bezerra (Distrito 3), diz que saiu com ideias a partir do projeto apresentado "Nas Trilhas da Alfabetização". "Achei a iniciativa positiva, pois conhecer outras experiências de sala de aula acrescenta nossos conhecimentos e traz novas ideias. Gostei muito dos projetos e espero participar novamente na próxima edição", deseja.   
 

Outubro Docente
Para encerrar as atividades do Outubro Docente, os educadores da Rede Municipal de Ensino participam nesta quarta (30) e quinta-feira (31), do Salão Outubro Docente. A programação acontece na Academia do Professor Darcy Ribeiro, equipamento de formação e apoio aos profissionais da educação municipal.

A programação especial dedicada ao mês do professor na Rede Municipal de Ensino promoveu diferentes ações voltadas para o reconhecimentos dos profissionais da educação. Na edição 2019, a SME promoveu a Inauguração da Academia do Professor, Quarta Docente, Campanha "Meu Professor, Minha Inspiração", Seminário Municipal “Trajetórias de Sucesso na Sala de Aula", Salão Outubro Docente, sessão solene em homenagem a professores, além do show cultural "Paulo Freire Vive".