Extranet

 

Salão Outubro Docente inicia com homenagens e exposição de trabalhos de professores da Rede

 
Para encerrar as atividades do Outubro Docente, os educadores da Rede Municipal de Ensino participam nesta quarta (30) e quinta-feira (31), do Salão Outubro Docente. A programação acontece na Academia do Professor Darcy Ribeiro, equipamento de formação e apoio aos profissionais da educação municipal.
 
Na abertura do evento, a secretária Dalila Saldanha ressaltou a importância da iniciativa, aproveitando para agradecer e enaltecer o trabalho desenvolvido na Rede. "O Salão Docente e toda a programação deste mês não servem somente para mostrarmos o que fazemos, mas principalmente para valorizarmos as atividades feitas no dia a dia da rotina escolar. Assim, exaltamos o papel que o professor tem na sociedade, criando fontes de esperança e oportunidade para as nossas crianças", frisou.
 
 
Programação de abertura contou com roda de conversa e homenagens
 
A agenda seguiu com roda de conversa com alunos e seus educadores homenageados na campanha “Meu Professor, Minha Inspiração”. Para Cidney Santos, estudante do 9° ano da EM Herondina Lima Cavalcante (Distrito 1), o tributo reconhece o esforço e dedicação dos professores que se destacam nas unidades escolares. "Eles passam a vida estudando para nos transmitir os melhores ensinamentos. Essa homenagem honra isso", disse o aluno.
 
"Podemos marcar positivamente a vida dos nossos estudantes. Muitos precisam apenas de um incentivo e é através do que passamos em sala de aula que eles enxergam a possibilidade de realizarem seus sonhos e evoluirem", acrescentou Ariadne Chagas, professora de Cidney, condecorada na ocasião com os demais pela titular da Secretária da Municipal da Educação (SME). O secretário adjunto Jefferson Maia também participou da homenagem.
 
 
Projetos são apresentados por seus respectivos autores durante o evento
 
O primeiro dia do evento englobou ainda a exposição dos trabalhos do projeto “Professor Autor: Fazendo História, Trocando Figurinhas”. Neste ano, 67 projetos são apresentados por seus respectivos autores, com o intuito de proporcionar o intercâmbio de experiências docentes vivenciadas nas unidades da Rede. Acompanharam as atividades, os coordenadores dos Distritos de Educação; Osvaldo Negreiros, coordenador do Ensino Fundamental; coordenadora da Cogest, Lucidalva Bacelar; a assessora institucional da SME, Marisa Aquino; técnica da SME, Lindalva Pereira; entre outros.
 
O Salão Outubro segue na tarde desta quarta-feira (30/10), com a última edição da Quarta Docente, onde quatro professores convidados irão compartilhar suas práticas. Na quinta-feira (31/10), o evento finaliza com exposição dos trabalhos do projeto ‘Professor Autor: Fazendo História, Trocando Figurinhas’; apresentação de Pepeu Moura e Banda; palestra "Eu escolhi ser professor! O que isso significa?", proferida pela professora Lourdes Atié; vivência em psicomotricidade relacional; lançamento de livros; e certificação dos autores.

Mês do professor

O Outubro Docente, programação especial dedicada ao mês do professor na Rede Municipal de Ensino, promoveu diferentes ações voltadas para o reconhecimentos dos profissionais da educação. Na edição 2019, a Secretaria Municipal da Educação promoveu a Inauguração da Academia do Professor, Quarta Docente, Campanha "Meu Professor, Minha Inspiração", Seminário Municipal “Trajetórias de Sucesso na Sala de Aula", Salão Outubro Docente, sessão solene em homenagem a professores, além do show cultural "Paulo Freire Vive".