Extranet

 

[OUTUBRO DOCENTE] Projetos da EJA são apresentados no 3º encontro da Quarta Docente

 
  
 
 
Projetos desenvolvidos com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram apresentados no terceiro encontro da Quarta Docente, que ocorreu na noite desta quarta-feira (23/10), no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Filgueiras Lima, no Jardim América (Distrito 4).  Além da roda de conversa, houve palestra sobre "Paulo Freire e a Perspectiva Ecorelacional: contributos para EJA", ministrada pelo professor e doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), João Batista Figueiredo. A ação integra o Outubro Docente, programação dedicada ao mês do professor na Rede Municipal.   
 
A professora Amanda Almeida de Souza dividiu com os demais colegas um pouco do projeto "Afrozine, uma proposta com projetos de Letramento a partir da perspectiva afrodescendente", que desenvolve com alunos da EJA. A iniciativa trouxe para sala de aula reflexões sobre problemas sociais, como preconceito e violência contra mulher
 
 
 
"Acredito que o compartilhamento de ideias e experiências entre professores traz a perspectiva de que é possível transformar a vida de alunos das escolas municipais. Vejo a necessidade de retomar o encantamento pela escola e pelo conhecimento, a ideia de que os alunos conseguem. Isso é preciso para que eles percebam que são capazes", considera.
 
Na avaliação do professor da EJA, Rogiellyson Andrade, que é coautor do projeto "Eu e a escola, um pedacinho da comunidade", apresentado pela professora Marcela Rodrigues da Silva nessa Quarta Docente, o momento é um espaço de compartilhamento de ideias e experiências de educadores. "A EJA tem um perfil de aluno que é diferente. São estudantes que já vêm com muita experiência. Nosso papel é desenvolver habilidades que devem enriquecer a vida desses estudantes. Acredito que esse evento é importante porque a gente se sente ouvido, afinal o professor da EJA tem muitas experiências a compartilhar", comenta.
 
Outubro Docente
Além da Quarta Docente,  a edição de 2019 do Outubro Docente inclui a Campanha "Meu professor, minha inspiração", o Seminário Municipal “Trajetórias de Sucesso na Sala de Aula", o Salão Outubro Docente, sessão solene em homenagem aos professores, entre outras atividades. O Outubro Docente tem o propósito de homenagear, valorizar, assim como divulgar as iniciativas desenvolvidas pelos professores da Rede Municipal. A iniciativa é mais uma ação da política de valorização da categoria, implementada desde o início da gestão do prefeito Roberto Claudio.