Extranet

 

Encerramento da VII Semana do Servidor celebra o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Prefeitura de Fortaleza

 

O Centro de Eventos foi palco da festa de encerramento da VII Semana do Servidor, realizada pela Prefeitura de Fortaleza nesta terça-feira (22/11). O evento reuniu cerca de seis mil pessoas e contou com atrações musicais, premiações e homenagens. O Dia do Servidor Público é comemorado no dia 28 de outubro.

O objetivo da Semana do Servidor é reconhecer a atuação dos profissionais em prol da construção de uma Fortaleza melhor. “Estou prefeito há 6 anos e 10 meses. Ao longo da gestão, tenho contado com o apoio de servidores de diversas áreas. Há um time de pessoas que são diferentes umas das outras, que pensam de formas distintas, mas têm uma paixão que as une: a motivação pela nossa Cidade. Se a gente tem conseguido avançar em áreas e em dimensões sociais, há pessoas motivadas para acolher e atender bem ao cidadão. Hoje, somos o maior PIB no Nordeste, a quinta Cidade do Brasil graças a pessoas trabalhadoras e criativas. Hoje é dia de reafirmar o nosso reconhecimento e a nossa gratidão. Continuaremos até o último dia da gestão dispostos a servir à Capital e à nossa gente”, declarou Roberto Cláudio.

Troféu Servidor Destaque - 2019

Durante a solenidade, o prefeito Roberto Cláudio anunciou o ganhador do Troféu Servidor Destaque de 2019. Cícero Ferreira, de 64 anos, que trabalha na Secretaria Regional VI desde 1997, foi homenageado pelo comprometimento no exercício de suas funções.

A iniciativa reconhece a dedicação do servidor diante do desempenho de suas atividades em prol de uma gestão mais qualificada. Dentre os critérios estabelecidos, destacam-se pontualidade, assiduidade, nível de compromisso, capacidade de integração e qualidade das relações construídas ao longo da carreira.

Com o troféu em mãos, o Cícero agradeceu a homenagem e descreveu a emoção do momento. “Quero agradecer aos colegas, ao prefeito Roberto Cláudio e a todos os que fazem parte dessa história”, discursou.

Outros 33 participantes receberam medalhas pelo destaque em suas atuações frente à Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Gincana do Servidor

Também foi anunciado o vencedor da I Gincana do Servidor. A equipe Cidadania Ativa, composta por servidores da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) acumulou o maior número de pontos. “A gente concentrou nossas ações na arrecadação de donativos, alimentos e brinquedos para destinar a algumas instituições e na limpeza da Praça da Bandeira, varrendo e pintando. O mais legal disso tudo é demonstrar que o servidor se sente feliz em contribuir quando reconhece o esforço de uma administração. Além de pensar no nosso salário, fomos convidados a pensar no bem-estar da sociedade. Esta gincana explorou isso”, apontou o guarda municipal André Sousa.

Iniciadas em 1º de outubro, as atividades da Gincana movimentaram integrantes ativos, inativos, terceirizados e estagiários das secretarias municipais de Fortaleza. A iniciativa, oriunda da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em articulação com a Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas (Cerif), propôs uma série de desafios, realizados em espaços públicos da Capital, que dialogaram com projetos desenvolvidos pela Prefeitura.

Dentre os intuitos da proposta, destacaram-se a promoção da integração entre diversos órgãos, a disseminação do espírito de solidariedade, o estímulo ao trabalho voluntário, o fomento à gestão responsável de resíduos sólidos e a interação com os logradouros públicos da Cidade.

Ao todo, mais de 30 equipes, com mais de 700 integrantes, participaram de diversas atividades, que contemplaram, pelo menos, dois eixos: Fortaleza Solidária e Fortaleza Mais Ação. A partir de áreas temáticas, tarefas intersetoriais foram executadas.

A programação incluiu o incentivo ao cadastro na plataforma Fortaleza Solidária, a realização de intervenções em praças e Areninhas, a eliminação de pontos de lixo e a arrecadação de resíduos eletrônicos para as Casas de Cultura. Cada ação atendeu a, pelo menos, um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.

Dentre os resultados alcançados, elencam-se a adesão de mais de mil novos voluntários ao Fortaleza Solidária, a arrecadação de sete toleradas de alimentos, de 350 quilos de ração animal, de 6.300 livros, de quatro mil brinquedos, além de duas toneladas de material reciclável e 11 mil itens de resíduos eletrônicos. A plantação ou doação de 580 mudas e a requalificação de 26 pontos de lixo endossam o alcance das ações desenvolvidas.

O titular da Sepog, Philipe Nottingham, avaliou positivamente o alcance da iniciativa. “Hoje, foi o momento de celebrar a atuação dos servidores durante a gestão e, também, durante as três semanas de Gincana, em que houve verdadeira mobilização e transformação positiva de nossa Cidade”, considerou.

Na ocasião, a titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), Manuela Nogueira, propôs a continuidade das ações geradas pelo trabalho voluntário em periodicidade a ser estabelecida.

A equipe Cidadania Ativa, da Sesec, acumulou o maior número de pontos e venceu a Gincana do Servidor

Apresentações artísticas e culturais

Ainda nesta terça-feira, o evento contou com a apresentação de convidados especiais. Dentre eles, o rapper e empreendedor social, Felipe Rima, que trocou o desejo de comandar o tráfico da comunidade pela determinação de mudar o mundo com poesia, e a idealizadora e fundadora da Edisca, Dora Andrade, que ressignificou tantas vidas por meio de sua escola de dança.

Em clima de festa, o evento foi encerrado com o show do músico, instrumentista e compositor, Dorgival Dantas, que levou o melhor do forró ao palco da cerimônia.

(Com informações da Portal da Prefeitura de Fortaleza)