Extranet

 

Secretária visita escolas do Distrito 2 durante avaliações do Saeb 2019

 
 
 
Para acompanhar o segundo dia de aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a secretária Dalila Saldanha esteve, na manhã desta terça-feira (22/10), em duas escolas do Distrito 2. Neste ano, o processo avaliativo engloba 262 escolas (2º, 5º e 9º anos), com a participação de 34.359 alunos da Rede Municipal.
 
Acompanhada do coordenador do Distrito 2, Josa Vasconcelos, a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME) iniciou o cronograma na EM Professora Consuelo Amora, localizada no bairro Mucuripe. Na unidade, Dalila conversou com professores, observou a rotina dos estudantes e deu orientações acerca do Saeb 2019, realizado por meio de testes e questionários que refletem os níveis de aprendizagem estudantil

Para a diretora Eva Soares, a visita demonstra a atenção da Rede de Ensino durante a aplicação das avaliações, estimulando ainda mais os bons resultados alcançados por todos da escola, que este ano já foi condecorada no Prêmio Escola Nota Dez pelos resultados do 2º ano do Ensino Fundamental. "A comunidade está muito envolvida com todo o processo. Esse estímulo contínuo tem colaborado na nossa missão para o alcance das metas, onde os estudantes tem plena consciência de que são capazes", destacou. 

Finalizando a programação, a secretária seguiu para a EM Luis Angelo, também localizada no bairro Mucuripe. No local, a gestora percorreu salas de aula e outros espaços, aproveitando a oportunidade para dialogar com os profissionais sobre o desenvolvimento pedagógico dos alunos. A ocasião contou com a presença da diretora da unidade, Jacqueline Pimentel; e da gerente da Célula de Avaliação da Aprendizagem da SME, Sandra Tavares. 
 
  
 
Saeb 2019
 
As avaliações do Saeb 2019 seguem até a próxima sexta-feira (25/10). As provas são aplicadas em escolas que possuam dez ou mais estudantes matriculados no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e na 3ª e 4ª série do Ensino Médio (tradicional e integrado). Neste ano, a edição é realizada de forma amostral para o 2º ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa e Matemática). No 5º e 9º anos, a avaliação acontece de forma censitária nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e de forma amostral nas áreas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas.

No primeiro dia de avaliação (21/10), Fortaleza registrou participação de 98,2% no 5º ano e 98% no 9º ano, na avaliação censitária. Já na forma amostral, a média geral de participação do município foi de 98,6% no 2º ano, envolvendo os Distritos de Educação III, IV e VI.

A partir dos resultados do processo, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizará um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.