Extranet

 

Edição 2019 do Saeb inicia na segunda-feira (21/10)

 

 

Inicia na próxima segunda-feira (21/10), o período de aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação prossegue até o dia 25//10, de acordo com a data agendada para a aplicação em cada escola.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Em 2019, as provas do Saeb serão aplicadas em escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam dez ou mais estudantes matriculados no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e na 3ª e 4ª série do Ensino Médio (tradicional e integrado).

A edição da avaliação, neste ano, será realizada de forma amostral para o 2º ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa e Matemática). No 5º e 9º anos, a avaliação será realizada de forma censitária nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e de forma amostral nas áreas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas.

Na Rede Municipal de Fortaleza, o Saeb 2019 acontecerá em 262 escolas (2º, 5º e 9º anos), com a participação de 34.359 alunos.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Caravana

Com o objetivo de promover a melhoria da aprendizagem e de preparar os estudantes para o Saeb, assim como para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e o processo seletivo do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a SME lançou, no último dia 21/09, a Caravana Aprender+.

A ação, realizada anualmente, visa promover a prática educativa voltada à melhoria da aprendizagem dos alunos, fortalecendo o trabalho pedagógico e motivação destes. Entre as ações da programação, que prossegue até o dia 22 de novembro nas unidades da Rede, estão rodas de conversas, oficinas pedagógicas, aulões de língua portuguesa e matemática, palestras, peças teatrais, entre outras. Vale ressaltar o empenho e participação dos Distritos de Educação e das escolas na preparação dos estudantes, com ações diferenciadas, para o êxito na avaliação. 

Em 2017, a SME homenageou as escolas municipais como forma de reconhecer o envolvimento e os resultados obtidos no Saeb. Neste ano, a Secretaria também homenageará as unidades escolares envolvidas nas avaliações.