Extranet

 

Educadores da Rede Municipal se divertem e confraternizam em show cultural em homenagem ao Dia do Professor

 

 

Quem é educador sabe, um povo feliz e animado é o time da educação. Um exemplo disso foi a celebração do Dia do Professor, comemorado nesta terça-feira (15/10), na Rede Municipal de Fortaleza. O show cultural "Paulo Freire Vive", que ocorreu na noite desta segunda-feira (14/10), no Náutico Atlético Cearense, reuniu mais de 5 mil educadores da Rede, em um momento de diversão, confraternização e comemoração pelo dia desse profissional tão importante na construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária. 
 
Quem animou o show cultural foram as bandas cearenses Acaiaca e Os Transacionais e o cantor Zeca Baleiro, em uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Município de Fortaleza (Sindiute). Essa foi uma das principais ações do Outubro Docente, programação especial dedicada ao educador da Rede Municipal pelo Dia do Professor.
 
Há 18 anos como professora da Rede Municipal, Gardênia Moura Sampaio, educadora na Escola Municipal Professora Edith Braga (Distrito 2), acredita que um show cultural como esse traz um sentimento de valorização ao time da Educação. "Penso que é interessante ter essa interação. É bom encontrar colegas. Sinto nessa gestão uma unidade na rede, estamos mais unificados com as seis regionais. Gosto muito de trabalhar na Rede Municipal e o momento é de celebração", comenta.

Confira mais fotos do show cultural no Facebook da SME

Quem também se divertiu ao lado dos amigos foi a professora Roberta Cláudia Gurgel, da Escola Municipal Moreira da Rocha (Distrito 6), que diz estar feliz pela celebração coletiva dos professores da Rede. "É bom demais o contato humano, rever amigos fortalece amizades. E estar bem com a vida acredito que tem retorno na sala de aula. É uma satisfação imensa estar em um momento desse com todas as regionais reunidas", considera.
 
O repertório do show cultural foi enfatizado pelo professor Paulo Lima, da Escola de Tempo Integral (ETI) Ademar Nunes Batista (Distrito 5), que curtiu a escolha das bandas e se divertiu ao som de Zeca Baleiro. "Gostei muito das bandas escolhidas e do Zeca. O repertório foi ótimo para quebrar a rotina de sala de aula que é puxada. Foi um momento de descontração, de comemorar com os amigos", avalia.

Mês do professor na Rede Municipal
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação, preparou uma programação especial dedicada ao mês do professor na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Assim como nos anos anteriores, o Outubro Docente disponibiliza uma intensa agenda, ao longo do mês, com a participação dos profissionais da educação.

A programação, da edição deste ano, traz a inauguração da Academia do Professor, Quarta Docente, Campanha "Meu professor, minha inspiração", Seminário Municipal “Trajetórias de Sucesso na Sala de Aula", Salão Outubro Docente, sessão solene em homenagem a professores, além do show cultural "Paulo Freire Vive".

Para além das homenagens realizadas durante o mês de outubro, o município de Fortaleza coloca em prática uma política de valorização do Magistério durante todo o ano. Além do diálogo permanente com a entidade representativa da categoria, as iniciativas implementadas, desde o início da gestão do prefeito Roberto Claudio, trouxeram reconhecimento, melhores condições de trabalho para os profissionais da Educação e intervenções para a melhoria da infraestrutura de escolas e creches, além da entrega de novos equipamentos.

Por entender o papel de extrema importância dos professores, a Prefeitura continuará mantendo os esforços, como forma de reconhecer o trabalho de qualidade na missão de educar crianças, adolescentes, jovens e adultos. Hoje e em todos os dias do ano, a SME parabeniza e agradece o empenho, a dedicação de todos os professores  para o sucesso do aprendizado dos mais de 220 mil alunos da Rede Municipal.