Extranet

 

Programação especial celebra o Dia da Criança

 

Uma programação especial movimentou a Semana da Criança da Rede Municipal de Ensino. Entre os dias 07 e 11 de outubro, em celebração ao Dia da Criança, foram realizadas diversas atividades nas unidades escolares, além de atividades de cultura e lazer em espaços da cidade.
 
Ao longo da semana, a programação especial para a criançada da Rede Municipal contou com sessão de cinema, visita ao Zoológico Sargento Prata; apresentação teatral na Caixa Cultural, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Shopping Via Sul, com destaque para a programação do Festival Internacional de Teatro (TIC), no Teatro José de Alencar; aulas de campo; entre outras atividades.  Já as unidades escolares em geral desenvolveram atividades diversificadas, proporcionando ainda mais brincadeiras e interações, a exemplo de contação de histórias, pintura em gesso e no rosto, oficina de fabricação de brinquedos, dia da beleza, dentre outras.
 
Para fechar a semana, as crianças de Fortaleza serão contempladas com o lançamento do Cartão Missão Infância, na tarde desta sexta-feira (11/10). O lançamento será feito pelo prefeito Roberto Claudio e a primeira-dama Carol Bezerra. Na ocasião, será sancionada a Lei e assinado o Decreto que regulamenta a criação do primeiro programa municipal de transferência direta de renda voltado para a Primeira Infância. 
 
Ao todo, serão 12.220 crianças de 0 a 2 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade beneficiadas com o auxílio de R$ 50 por mês. O pagamento já será realizado a partir de novembro. O recurso do programa de transferência de renda é do Tesouro Municipal. As famílias beneficiadas foram selecionadas a partir do Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal.
 
O Cartão Missão Infância tem como objetivo reduzir as desigualdades no acesso aos bens e serviços que atendam aos direitos da criança na Primeira Infância. A iniciativa faz parte do pacote de ações do “Missão Infância”, lançado pela Prefeitura no último mês de agosto.
 
Missão Infância
São novos pactos de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integral das crianças, com assinatura de Termos de Compromisso, criação do Comitê Intersetorial da Primeira Infância de Fortaleza e apresentação da Frente Parlamentar Municipal e Estadual em defesa das crianças.
 
A ideia é consolidar e impulsionar as ações relacionadas à Primeira Infância em Fortaleza. Os novos projetos, desenvolvidos de forma intersetorial, envolvem as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Mobilidade e Infraestrutura.
 
Educação Infantil
De acordo com o Censo Escolar 2018, Fortaleza lidera o ranking entre as capitais na Educação Infantil. É a 1ª capital do Brasil na ampliação de matrículas na Educação Infantil entre as cidades com mais de 50 mil habitantes.
 
Para o ano de 2020, a projeção é que Fortaleza disponibilize mais de 51 mil e setecentas matrículas na Educação Infantil. Além disso, o Município também ocupa a 1ª posição do Norte e Nordeste em matrículas na etapa creche, com crescimento de 108,8%, passando de 10.593 em 2012, para 21.163 alunos matriculados em 2018.
 
Com relação ao parque escolar, o município registrou o acréscimo de 118 unidades de Educação Infantil em apenas 6 anos, o que representa um crescimento de 80% no número de equipamentos.
 
A Prefeitura segue ampliando e fortalecendo o atendimento aos pequenos, com ações e projetos para cuidar de uma das fases mais transformadoras na vida de uma criança, que é a Primeira Infância. Esse é o caminho para avançar rumo a uma Fortaleza melhor a quem precisa.