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[OUTUBRO DOCENTE] Professores da Rede compartilham boas ideias na Quarta Docente 2019

 

 

Professores e profissionais da Rede Municipal participaram do primeiro encontro da Quarta Docente 2019 nesta quarta-feira (09/10), ao longo do dia, no auditório Deputado Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará. A ação, que integra o Outubro Docente, programação especial dedicada ao mês do professor, é uma série de encontros para promover a troca de experiências entre professores.   
 
O secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia, participou do encontro e enfatizou o papel da iniciativa. "Essa é uma das iniciativas do Outubro Docente que coloca o professor como protagonista. Acredito que a Quarta Docente potencializa a troca de experiências. Esses trabalhos são apenas uma amostra do que é desenvolvido nas unidades, projetos de muita qualidade", reforça.   
 
Na parte da manhã, houve a palestra “Multiletramento e o ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, ministrada pelo professor e doutor Antonio Felipe Aragão dos Santos, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durante o 2º Seminário Trajetórias de Sucesso em Sala de Aula. 
 
À tarde, a programação seguiu com roda de conversa com participação de quatro professores convidados, que compartilharam práticas vivenciadas nas unidades da Rede Municipal. Um dos trabalhos foi "Poetas Populares Nordestinos em Sala de Aula", da educadora Verônica Moura Nobre, da Escola Maria de Lourdes, na Cidade dos Funcionários (Distrito 2). 
 
"Acho importante divulgar bons resultados de professores. Todo dia estamos na sala de aula fazendo coisas legais e isso precisa ser mostrado. Penso que uma influência positiva para que esses projetos tenham sucesso são as formações dos professores, pois são atualizações que fomentam boas iniciativas", comenta Verônica.
 
Para a formadora do Distrito de Educação 1, Francisca Cipriano, a Quarta Docente mostra aos professores da Rede Municipal exemplos de projetos que comprovam que é possível desenvolver ideias inovadores nas unidades municipais. “Acho importante os relatos de experiências porque o professor vê a prática de outro professor, como o projeto foi viável. Com isso, o educador tem essa referência com o colega, que vive os mesmos desafios. Acredito que isso de certa forma motiva os outros professores", considera.