Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

SME realizou nesta segunda-feira (07/11) o Seminário Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-raciais

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Célula EJA e Diversidade), realizou nesta segunda-feira (07/11), na Casa Juvenal Galeno, o Seminário Direitos Humanos e Educação das Relações Étnico-raciais. O seminário tem como objetivo discutir a importância do Continente Africano e suas contribuições na sociedade brasileira, bem como compreender a necessidade de superação de práticas racistas para a garantia do direito humano à educação.

No evento, os professores de língua portuguesa dos anos finais (6º ao 9º), puderam assistir às palestras de formação que orientavam sobre o trabalho de elevar a autoestima dos alunos negros, por meio da inserção da cultura afro-brasileira e africana como parte do aprendizado em sala de aula evitando problemas de evasão escolar, baixa frequência e bullyng.

Para a Técnica em Educação, Joelma Gentil, o maior ganho desse seminário é a renovação da autoestima dos alunos negros. Combater o preconceito dando protagonismo às crianças, fazendo com que elas entendam as raízes de sua origem na história e sua importância na humanidade. Quando as crianças entendem isso, se sentem mais encorajadas à estudar e convivem melhor no ambiente escolar.