Extranet

 

Secretária Dalila participa do VIII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância em São Paulo

 
 
 
A secretária da Educação, Dalila Saldanha, participa do VIII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (03 e 04/10), em São Paulo. Com o tema "Equidade na Primeira Infância: os primeiros passos para um Brasil mais justo", o evento reúne líderes e gestores do setor público. Participam também do simpósio a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, e a coordenadora da Educação Infantil da Rede Municipal, Simone Calandrine. 
 
O objetivo do evento é estimular reflexões sobre a importância da equidade de oportunidades na primeira infância para a construção de um país mais justo. A programação conta com especialistas nacionais e internacionais, de diferentes áreas dos setores público e privado, que, por meio de palestras e debates mediados, discutem práticas e programas para o melhor desenvolvimento das crianças brasileiras. O foco está em três abordagens principais: o meio e a genética; a pobreza e o acesso à oportunidades; equidade e qualidade dos serviços públicos. O evento é realizado pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).
 
Educação Infantil
 
De acordo com o Censo Escolar 2018, Fortaleza lidera o ranking entre as capitais na Educação Infantil. É a 1ª capital do Brasil na ampliação de matrículas na Educação Infantil entre as cidades com mais de 50 mil habitantes.
 
Para o ano de 2020, a projeção é que Fortaleza disponibilize mais de 51 mil e setecentas matrículas na Educação Infantil. Além disso, o Município também ocupa a 1ª posição do Norte e Nordeste em matrículas na etapa creche, com crescimento de 108,8%, passando de 10.593 em 2012, para 21.163 alunos matriculados em 2018.
 
Com relação ao parque escolar, o município registrou o acréscimo de 118 unidades de Educação Infantil em apenas 6 anos, o que representa um crescimento de 80% no número de equipamentos.
 
Missão Infância
 
Em agosto, a Prefeitura de Fortaleza lançou um pacote de ações em prol das crianças, intitulada Missão Infância Fortaleza. São novos pactos de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integral das crianças, com assinatura de Termos de Compromisso, criação do Comitê Intersetorial da Primeira Infância de Fortaleza e apresentação da Frente Parlamentar Municipal e Estadual em defesa das crianças.
 
A ideia é consolidar e impulsionar as ações relacionadas à Primeira Infância em Fortaleza. Os novos projetos, desenvolvidos de forma intersetorial, envolvem as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Mobilidade e Infraestrutura.