Extranet

 

Diretores das unidades da Rede participam de reunião sobre o Saeb 2019

 
Diretores das escolas da Rede Municipal participaram, nesta terça-feira (24/09), de reunião sobre aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. O encontro, que ocorreu no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, teve como intuito possibilitar uma melhor compreensão do processo das avaliações.

Na ocasião, a secretária Dalila Saldanha ressaltou a importância do encontro para o esclarecimento de dúvidas, oportunizando aos profissionais todas as orientações acerca do processo avaliativo. "Esse é o momento de mostrarmos o que desenvolvemos na Rede. É mais uma etapa para pararmos, reafirmarmos nossas metas e ajustar o que for necessário. A partir disso, reforçamos em sala de aula todo o preparo pedagógico", afirmou.

A gestora aproveitou para salientar o envolvimento de toda a comunidade escolar durante o percurso educacional dos jovens. "A Educação vem com a missão de, além do empoderamento pelo saber, desenvolver competências socioemocionais. Por isso, o engajamento com as famílias também é super importante e temos o papel de fortalecer essa questão diariamente na rotina escolar", enfatizou Dalila.

 
Encontro  possibilitou melhor compreensão do processo das avaliações do Saeb 2019
 
Direcionada aos gestores das unidades onde terá aplicação dos testes, a reunião ainda possibilitou o compartilhamento de experiências exitosas entre os profissionais. Para o secretário adjunto Jefferson Maia, a oportunidade reforça ações estratégicas e avanços da Rede, como afirma Carlos Ribeiro, diretor da EM Prof. José Maria Moreira Campos (Distrito 5): "Os resultados da Educação de Fortaleza melhoraram muito e essas reuniões nos dão foco para continuarmos promovendo esses bons resultados".

Composta por um conjunto de avaliações externas em larga escala, a edição 2019 do Saeb acontece entre 21 de outubro e 1º de novembro. O processo avaliativo acontece por meio de testes e questionários, com resultados descritos e organizados de modo crescente em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática. Permitindo, desse modo, um diagnóstico da educação básica brasileira.

Também participaram da reunião o coordenador do Ensino Fundamental, Osvaldo Negreiros; coordenadores dos Distritos de Educação, e técnicos da SME.