Extranet

 

SME realiza abertura da 5ª edição da Semana Municipal de Mediação Escolar

 
 
A programação na Rede de Ensino iniciou, na manhã desta segunda-feira (23/09), com o lançamento da Semana Municipal de Mediação Escolar, no Auditório Deputado Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará. A 5ª edição da iniciativa segue, até a próxima sexta-feira (27/09), nas unidades escolares com atividades sobre as temáticas da cultura de paz, mediação de conflitos, inclusão e educação emocional.

Dando boas-vindas durante a abertura do evento, a secretária da Educação, Dalila Saldanha, pontuou a relevância da ação para o desenvolvimento do trabalho de mediação escolar. "Essa programação marca uma política vencedora de mediação que trabalhamos na Rede. São muitas áreas que participam desse processo para a evolução da cultura de paz", disse a gestora, ressaltando a parceria do Ministério Público e de outras entidades na implantação do Projeto Escola Mediadora que Promove a Paz (Empaz).
 
 
Secretária assina termo de adesão de mais 60 escolas municipais contempladas com o projeto EMPAZ
 
A cerimônia de lançamento marcou a assinatura do termo de adesão e compromisso de ampliação do projeto para mais 60 escolas municipais, totalizando 100 unidades contempladas até 2020. Para Verônica Vasconcelos, orientadora educacional da EM Terezinha Ferreira Parente (Distrito 6), esse crescimento ressalta a importância de tratar a temática dentro do contexto escolar. "É essencial buscarmos uma cultura de paz, pois ao restaurarmos os vínculos afetivos entre os alunos propagamos harmonia dentro e fora da sala de aula", frisou.

Dentro do grupo de estudantes contemplados pela iniciativa, Beatriz de Oliveira, aluna do 8º ano da EM Moreira Brasil (Distrito 1), viu seu rendimento escolar melhorar a partir do trabalho desenvolvido em sua unidade. "Conheci formas de como posso tratar minhas emoções e vejo que isso melhorou como me dedico aos estudos. Agora passo pra todos que unidos chegamos mais longe", disse a estudante, acompanhada da colega de sala Glenda Helen, que também se sente mais empoderada por meio da ação.

 
 
Lançamento contou também com condecorações e apresentações musicais

A abertura da V Semana Municipal de Mediação Escolar seguiu com apresentações musicais, condecoração a personalidades que contribuem para a implementação da mediação escolar em Fortaleza, e fala ministrada pela vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor), Lilia Sales. Na ocasião, também marcaram presença o secretário adjunto Jefferson Maia; o secretário executivo Joaquim Aristides; vereador Evaldo Lima; deputado Acrísio Sena; promotora de justiça Elizabeth Almeida; coordenadores dos Distritos de Educação; entre outros.