Extranet

 

Caravana Aprender+ 2019 é lançada no 7º aulão do projeto #EunoIFCE

 
A secretária da Educação, Dalila Saldanha, lançou, na manhã deste sábado (21/09), a edição 2019 da Caravana Aprender+, ação que visa fortalecer o ensino da Rede, incentivando o trabalho pedagógico em diferentes práticas educativas. O lançamento do projeto ocorreu no auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará, durante o sétimo aulão do projeto #EunoIFCE. 

A Caravana Aprender+ possui como principal objetivo a preparação dos estudantes para as avaliações externas - Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) – e processo seletivo do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Segundo Dalila Saldanha, a iniciativa se agrega à outras mobilizações da Rede Municipal para a melhoria da aprendizagem. “Essa é mais uma ‘super dosagem’ de estímulo que damos no processo de educação, mostrando que acreditamos no potencial dos nossos estudantes“, enfatizou a gestora.

A titular da SME aproveitou a oportunidade pra agradecer ao empenho das equipes pedagógicas que fomentam atividades de estímulo em sala de aula. Dalila destacou ainda a presença do vereador Evaldo Lima, presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal, que em fala incentivou os alunos. “Abracem essa oportunidade, pois todos os grandes caminhos ficam abertos quando nos dedicamos aos estudos”, afirmou o vereador. 
 
 
Projeto une-se à outras mobilizações para a melhoria da aprendizagem dos estudantes da Rede
 
A programação da Caravana segue até o dia 22 de novembro, com aulões, palestras, rodas de conversas, entre outras atividades. A proposta, explicada na ocasião pelo coordenador do Ensino Fundamental da SME, Osvaldo Negreiros, entusiasmou o aluno Pedro Pinheiro. "Eu me sinto muito confiante e vejo o quanto meus colegas também se sentem mais seguros para as provas. Assim temos toda a base para crescer e conquistar nossos sonhos profissionais", disse o estudante do 9º ano da EM José Ramos Torres de Melo (Distrito 2). 
 
A ocasião de lançamento da Caravana Aprender+ 2019 também contou com a presença do coordenador do Distrito 2, Josa Vasconcelos; Coronel Dias, parceiro na execução do Turmas Avançadas; além de professores e técnicos da SME. 

#EunoIFCE 
Voltado para  alunos do 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal, o projeto intensifica a preparação para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Durante as aulas, os estudantes  recebem orientações, aplicação de simulados e palestras motivacionais. A ação é desenvolvida por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental/Célula de Desenvolvimento Curricular da SME, Distritos de Educação, unidades escolares, em parceria com os professores do município, convidados e do Projeto Integração Turmas Avançadas.