Extranet

 

SME lança Caravana Aprender+ 2019

 
 
A Secretaria Municipal da Educação (SME) e os seis Distritos da Educação realizam, neste sábado (21/09), o lançamento da Caravana Aprender+. O projeto faz parte das ações de mobilização da Rede Municipal para melhoria da aprendizagem, objetivando a preparação dos estudantes para as avaliações externas - Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) – e processo seletivo do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A cerimônia de lançamento contará com a presença da secretária da Educação, Dalila Saldanha, às 08h, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará.
 
A ação, realizada anualmente, visa promover a prática educativa voltada à melhoria da aprendizagem dos alunos, fortalecendo o trabalho pedagógico e motivação destes. Entre as ações da programação, estão rodas de conversas, oficinas pedagógicas, aulões de língua portuguesa e matemática, palestras, peças teatrais, entre outras. As atividades da Caravana Aprender+ seguem até 22 de novembro nas unidades escolares de toda Rede Municipal. 

Saeb 
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Inep. Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem, em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática, demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados.

As atividades com foco na aplicação do Saeb acontecerão até 18 de outubro. A aplicação da avaliação será realizada entre 21 de outubro e 1º de novembro.

Spaece e Spaece-Alfa
O Spaece e o Spaece-Alfa tem a finalidade de diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e tem servido de base para implementação de políticas públicas e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais.

A programação das atividades preparatórias para o Space acontecerá entre 11 e 22 de novembro. Já aplicação do teste ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro.

Pemed
A Caravana Aprender+ também tem pó objetivo divulgar o Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed), que reconhece as escolas municipais que alcançaram os melhores resultados no Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) e no Spaece-Alfa. O objetivo da premiação é valorizar os bons resultados como referência para elevação da qualidade do ensino aprendizagem na Rede Municipal.

Neste ano, subiram ao palco da premiação 276 escolas da Rede Municipal, somando mais de R$ 2,2 milhões em condecorações com placas e recursos financeiros. A premiação também se estende aos alunos e professores da Rede.

#EuNoIFCE
Voltado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, acompanha e direciona estes em todas as fases do processo seletivo do IFCE em diferentes etapas, da emissão dos documentos ao processo de efetivação da matrícula. Nesse sentido, realiza aulões aos sábados com metodologia diferenciada e aulas dinâmicas, além de promover orientações sobre como organizar os estudos, auxílio na montagem do Projeto de Vida do aluno e participação em palestras motivacionais.

Em 2017, foram aprovados 82 alunos e, em 2018, 176, com 114,6 % de crescimento no índice de aprovação.A aplicação da prova neste ano acontecerá no dia 17 de novembro.

Serviço
Lançamento Caravana Aprender+
Dia 21 de setembro (sábado)
Horário: 08h
Local: Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres