Extranet

 

Semana da Educação Inclusiva traz programação com apresentações e palestras para profissionais da Rede

 
Para capacitar os profissionais da Rede Municipal no atendimento qualificado aos alunos com deficiência, foi iniciada nesta terça-feira (17/09), a Semana da Educação Inclusiva, em cerimônia no Cuca Mondubim. Com o tema "Sou quem sou porque somos todos nós", a programação segue até a próxima sexta-feira (20/09), em diferentes locais da cidade por meio de palestras, oficinas e trocas de experiências. 
 
Durante a abertura da ação, o secretário adjunto, Jefferson Maia, parabenizou a idealização da iniciativa, frisando o trabalho dos profissionais na evolução da educação inclusiva. “Os nossos profissionais realizam um atendimento especializado para conscientizar, garantir o acesso escolar e a permanência dos estudantes. Isso faz da nossa Rede a maior do Norte e Nordeste em inclusão, permitindo a construção de uma cidade mais justa em equidade”, afirmou o gestor, ao destacar os dados do Censo Escolar 2018, em que Fortaleza ocupa o 1ª lugar das capitais em matrículas na Educação Inclusiva.
 
  
Abertura da ação contou com apresentações de alunos e presença do secretário Jefferson Maia
 
A manhã de abertura das atividades ainda contou com apresentações musicais inclusivas e palestra da professora de atendimento especializado, Fabiana de Sousa, que abordou o papel dos coordenadores pedagógicas no tocante aos estudantes com deficiência. “Nosso trabalho é desafiador, mas grandioso ao evoluirmos em uma educação voltada para a inclusão de todos, prezando a igualdade independente das dificuldades ou deficiências de cada um”, ressaltou a palestrante. 
 
Realizada pela Secretaria Municipal da Educação (SME), através da Coordenadoria do Ensino Fundamental, a programação também engloba momentos de abordagem da temática nas unidades escolares. Para Carla Rodrigues, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Jornalista Demócrito Dummar (Distrito 5), a iniciativa é essencial para a melhoria do atendimento especializado. “Por meio dessas ações ganhamos conhecimentos e passamos para os demais colegas e comunidade todo o aprendizado do processo de inclusão social”, disse.

>>> Confira mais fotos no Facebook da SME >>>