Extranet

 

Finalistas da Feira de Ciências 2019 recebem medalhas no encerramento e seguem para o Ceará Científico

 

 

Dos 60 trabalhos de alunos apresentados na etapa municipal da Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza 2019, 12 foram finalistas e seguem para disputa na etapa regional do Ceará Científico! O resultado final foi anunciado no encerramento do evento, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (13/09), na Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na cerimônia, houve a entrega de medalhas aos classificados e a entrega de placas de reconhecimento aos três primeiros lugares geral. 
 
As quatro bolsas da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), premiações mais disputadas da feira, foram entregues aos dois primeiros colocados, que ficaram para os alunos dos trabalhos "Caracterização Marinha Associada a Presença de Foraminíferos", da Escola Municipal Demócrito Rocha (Distrito 6), no primeiro lugar, e o "Atypical Game", da Escola Municipal Sebastião de Abreu (Distrito 5), no segundo lugar.
 
O secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia, entregou os prêmios aos alunos e parabenizou todos os trabalhos inscritos, tanto na etapa distrital como na municipal. "A Feira de Ciências trouxe trabalhos de alto nível. Já somos referência em educação no Brasil e isso se deve porque acreditamos que ciência e pesquisa são fundamentais para formamos uma sociedade mais justa e democrática. Parabéns aos finalistas, que vão representar a Rede Municipal no Ceará Científico", frisa.

O anúncio do primeiro lugar da feira deixou os alunos Bruno Oscar e Jonh Petrovicky, do 6º ano da Escola Municipal Demócrito Rocha, emocionados. “Foi uma vitória grande conquistarmos o primeiro lugar na Feira de Ciências 2019! Com o projeto, estudei como nunca antes. E até gostei de estudar muito. Acredito que somos merecedores pela dedicação da equipe. Aos alunos que vão se inscrever na próxima edição da feira, só posso dizer: vocês também conseguem! Agora partiu Ceará Científico”, comemora Bruno, de 12 anos.

A avaliadora da feira, Sarlene Gomes, doutoranda na Universidade Estadual do Ceará (UECE), diz que ficou feliz por avaliar os trabalhos do evento e observar muitas crianças já inseridas no ambiente acadêmico ainda na educação básica. "Vi trabalhos de alto nível na feira, pesquisas que poderiam ser encontradas na própria universidade. Isso nos deixa satisfeitos, porque vimos que o futuro da ciência está garantido com esses alunos", considera.

Feira
A Feira de Ciências e Cultura de Fortaleza é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), e conta com a parceria da Seara da Ciência e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento promove o intercâmbio cultural e científico entre os estudantes, incentivando a criatividade, inovação e letramento científico.

Confira a listagem dos finalistas por ordem de classificação