Extranet

 

Mais de 2 mil crianças prestigiam 1ª mostra do Festival do Protagonismo Infantil

 

 

Crianças no palco, nos bastidores e na plateia. Os pequenos alunos da Rede Municipal lotaram o Cineteatro São Luiz no último dia da 1ª mostra do Festival do Protagonismo Infantil, que se encerrou nesta quarta-feira (11/09). Nos dois dias de apresentações, 2.400 crianças dos seis Distritos da Educação assistiram às peças apresentadas por estudantes da Educação Infantil de Fortaleza. Foram 12 espetáculos com muita música, teatro, conto e reconto de histórias, encenadas por alunos de 4 e 5 anos. A 2ª mostra do festival será em outubro, no mês da criança. 

Confira as fotos do evento no Facebook da SME

O evento promove ações que fortalecem a participação, escuta e valorização da voz da criança na sociedade, assim como proporciona experiências com a arte de forma lúdica. A programação envolveu os seis Distritos de Educação. "O Festival do Protagonismo Infantil evidencia ações pedagógicas que são desenvolvidas nas unidades escolares na garantia dos direitos de aprendizagem. Também traz a criança como centro das múltiplas linguagens como expressão desse protagonismo", reforça a coordenadora da Educação Infantil, Simone Calandrine.
 
Protagonismo
Desenvolver o protagonismo da criança faz parte da Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Marco Legal da Primeira Infância. A legislação infantil prevê que é essencial ouvir e incluir os pequenos nos processos de decisão. Entre os benefícios do protagonismo infantil, podemos enfatizar a formação de seres humanos mais ativos na sociedade, maior senso de responsabilidade, crianças mais ativas e empáticas, desenvolvimento da autoestima e habilidades sociais, além do sentimento de pertencimento aquele espaço.

Leia mais: Festival do Protagonismo Infantil 2019 reúne espetáculos artísticos das crianças da Rede Municipal