Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Abertas inscrições para Formação em Educação Patrimonial – Do Teórico ao Lúdico

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estão realizando uma formação em Educação Patrimonial, destinada a professores das áreas de ensino de história e geografia do Distrito I da Secretaria Municipal de Educação.

A formação tem por finalidade trabalhar questões do patrimônio histórico e cultural através de novos olhares que tangem do teórico ao lúdico. O curso apresentará novas formas de se trabalhar o tema em sala de aula.

Interessados deverão enviar nome completo, endereço, e-mail, nome da escola onde leciona e endereço, disciplina que leciona e horário de preferência da formação (manhã – Turma A ou tarde – Turma B) e enviar para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A formação acontecerá em dois dias, nos dias 19 de outubro e 9 de novembro, no Auditório do Distrito 1 da Secretaria Municipal de Educação (Av. Francisco Sá, nº 7878 – Barra do Ceará). Serão disponibilizadas 20 vagas por turma, sendo uma no período da manhã e outra pela tarde.

Saiba mais sobre a Formação

A Formação irá analisar através de palestras e debates as propostas de ensino relativas ao patrimônio histórico e culturalque podem ser  abordadas em sala de aula. Irá apresentar, por meio  de jogos e oficinas, o lúdico como método de ensino.

O objetivo é que os professores participantes possam entrar em contato com novas formas de produção e divulgação do conhecimento, algo que além da teoria, enseje a prática com métodos e objetos acessíveis que possam ser levados a sala de aula.

Os professores participantes serão propagadores destas práticas de ensino, que têm por finalidade a busca peloreconhecimento, apropriação e   preservação do patrimônio histórico.

Serviço:

Formação em Educação Patrimonial – Do Teórico ao Lúdico

Inscrições: Interessados deverão enviar nome completo, endereço, e-mail, nome da escola onde leciona e endereço, disciplina que leciona e horário de preferência da formação (manhã – Turma A ou tarde – Turma B) e enviar para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Aulas: Dias 19/10 e 9/11 – Turma A (manhã) e Turma B (tarde)

Onde: Auditório do Distrito 1 da Secretaria Municipal de Educação (Av. Francisco Sá, nº 7878 – Barra do Ceará).

Vagas limitadas a 20 alunos por turma

Mais informações: 3105.1291

 

Programação da Formação

Dia 19 de outubro 2016 (Turma A)

8h – Apresentação da Equipe

8h15min – Palestra: “Leituras do Patrimônio Edificado”, com Célia Perdigão (arquiteta) e Francisco Veloso (arquiteto)

10h – Intervalo

10h15min – Oficina: Patrimônio, Desenho  e Memória Afetiva, com Jeferson Hamaguchi (artista plástico)

11h30min – Encerramento

 

Dia 19 de outubro 2016 (Turma B)

13h30min - Apresentação da Equipe

13h45min - Palestra: “Leituras do Patrimônio Edificado”, com Célia Perdigão (arquiteta) e Francisco Veloso (arquiteto)

15h30min – Intervalo

15h45min - Oficina: Patrimônio, Desenho e Memória Afetiva, com Jeferson Hamaguchi (artista plástico)

17h – Encerramento

 

Dia 09 de Novembro de 2016 (Turma A)

8h – Palestra: “Arqueologia e Interdisciplinaridade: Conceitos, Técnicas e Processo Criativo”, com Cristiane Buco (arqueóloga e arte-educadora) e Igor Pedroza (arqueólogo e historiador)

10h – Intervalo

10h15min – Oficina: Do barro à forma, com Jeferson Hamaguchi (artista plástico)

11h30min – Encerramento

 

Dia 09 de Novembro de 2016 (Turma B)

13h30min - Palestra: “Arqueologia e Interdisciplinaridade: Conceitos, Técnicas e Processo Criativo”, com Cristiane Buco (arqueóloga e arte-educadora) e Igor Pedroza (arqueólogo e historiador)

15h30min – Intervalo

15h45min -  Oficina: Do Barro à Forma, com Jeferson Hamaguchi (artista plástico)

17h – Encerramento