Extranet

 

Primeira-dama Carol Bezerra se reúne com Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal para detalhar planos de ação para Primeira Infância

 

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, esteve reunida, nesta quinta-feira (05/09), com representantes da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Marino e Marina Chicaro, para detalhar os planos de trabalho das ações propostas no Termo de Compromisso assinado no Seminário Missão Infância. O encontro também contou com a presença do pesquisador Daniel Santos; da secretaria municipal da Saúde, Joana Maciel; da secretaria municipal da Educação, Dalila Saldanha; e da equipe técnica da Prefeitura.

O Termo de Compromisso elenca quatro grandes eixos intersetoriais de fortalecimento da Primeira Infância. “A Fundação contribuiu em meu interesse pelos investimentos na Primeira Infância na medida em que partilha evidências e estratégias eficazes. A Prefeitura vem trabalhando desde 2013 nessa Agenda de políticas públicas e, com esse Termo, a Fundação vai trazer ainda mais força aos projetos que desenvolvemos em prol das crianças”, destacou a Primeira-dama.

Dentre as ações propostas no Termo de Compromisso, está a capacitação dos profissionais da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) para o uso sistemático da Caderneta da Criança, em especial, no tocante a aplicação da ferramenta de acompanhamento do desenvolvimento infantil. “O acompanhamento dos marcos do desenvolvimento infantil é um bom começo numa perspectiva de uso integrado, por meio da educação, saúde e assistência social”, comentou o diretor da Fundação, Eduardo Marino.

Outra ação será a implementação de ferramentas e protocolos para sistematização de dados relativos ao desenvolvimento da primeira infância, em especial daquelas em situação de vulnerabilidade social. O componente socioemocional também será fortalecido no currículo da educação infantil de Fortaleza, que já é consoante à Base Nacional Comum Curricular. Com isso, gerar uma política de fortalecimento da Educação Infantil, considerando seus processos pedagógicos, insumos e infraestrutura. A gerente da Fundação, Marina Chicaro, ressaltou a urgência da temática. “Esse é um importante momento para afinar as ações propostas e avançar no tema. Temos um período curto para executar todas as ações e algumas são bem desafiadoras”, destaca.

A parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal foi firmada durante o Seminário Missão Infância Fortaleza, realizado no dia 27 de agosto, no Centro de Eventos. Além da assinatura do Termo de Compromisso, foram firmadas cartas de compromisso com diversas outras entidades objetivando fortalecer as politicas públicas para as crianças de Fortaleza.

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)