Extranet

 

Prefeito Roberto Cláudio inaugura Centro de Educação Infantil no José Walter

 

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, nesta segunda-feira (02/09), um novo Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro José Walter (Regional V)). O CEI beneficiará em média 200 crianças, de 1 a 5 anos de idade, do Residencial Cidade Jardim. O equipamento faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e teve investimento total de R$ 2.816.336,39, sendo R$ 947.920,78 oriundos do município.

A nova unidade homenageia o professor Carlos Roberto Martins Rodrigues. No último mês de junho, a Prefeitura entregou o CEI Maria Letícia Mota Moreira no mesmo bairro e, ainda este ano, uma outra unidade será inaugurada.

O equipamento possui área total de 2.400m², com 1.317,99 m² de área construída, e dispõe de dez salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium.

 
Espaço conta com brinquedoteca, área de lazer, dez salas de aula, banheiros com acessibilidade, entre outros espaços

Conforme Roberto Cláudio destacou, três pilares garantem uma educação de qualidade nas CEIs: material, professores competentes e boa gestão, e infraestrutura. “Hoje, a gente sabe que creche e pré escola de qualidade são fundamentais para o futuro da meninada. A criança que vai para uma boa creche, que é estimulada de forma correta, aprende mais, tem menos chance de abandonar a escola e mais de entrar numa universidade.”, afirmou.

Além disso, o Gestor destacou o investimento que vem sendo realizado na área da primeira infância, sendo Fortaleza a cidade que mais abriu vagas de creche no Brasil nos últimos anos. "Este investimento é sério. Todo o meu respeito a professores e a educadores, que dedicam a vida no chão da escola para aguentar os cenários mais difíceis, as complexidades mais graves para proteger e educar as crianças".

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Educação, Dalila Saldanha, a Prefeitura vem cumprindo as prioridades da segunda gestão: a expansão das creches e a melhoria da qualidade do atendimento. "O nosso trabalho é em prol destas crianças, dessts famílias. A estrutura que entregamos hoje, com certeza, vai fazer a diferença no aprendizado das crianças. Este é o nosso compromisso, vamos continuar trabalhando para expandir cada vez mais a nossa rede de Educação Infantil", disse.


A diarista Cinthia Aparecida Gabriel é mãe da Laira, de 3 anos, uma das contempladas com uma vaga na nova creche. Ela mora no Residencial Cidade Jardim há cerca de seis meses e já vinha notando a necessidade da unidade para a comunidade. “A creche é linda, perfeita. Eu estava até pagando uma pessoa para ficar com ela em casa, mas a inauguração veio em boa hora. Desde a outra eu já estava esperando uma vaga, com essa, a situação ficou ótima, com duas creches no bairro”, disse.

Educação Infantil

Com a inauguração do CEI Professor Carlos Roberto Martins Rodrigues, o terceiro neste ano, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e parcerias, a Prefeitura de Fortaleza chega a 118 unidades de Educação Infantil entregues à população na gestão do prefeito Roberto Cláudio. Só em 2017 e 2018, foram inaugurados 19 novos CEIs. Em 2019, a Rede Municipal de Ensino passa a contar com 161 Centros de Educação Infantil, mais 95 creches parceiras, totalizando 256 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 145 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola.

 
Com a inauguração, a Prefeitura chega a 118 unidades de Educação Infantil entregues à população 

Sobre o homenageado

O professor Carlos Roberto Martins Rodrigues, faleceu no último dia 29 de junho. Doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), era graduado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (Rio de Janeiro). Presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ceará de 1960 a 1963 e de 1970 a 1977. Exerceu a função de conselheiro Federal da OAB nacional e o cargo de sub-procurador geral da Fazenda Nacional (aposentado). Foi assistente jurídico do Ministério da Justiça.

Na academia, foi professor titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da UFC – na graduação, mestrado e doutorado. Também atuou como professor titular de Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor) – mestrado e doutorado. Foi ainda coordenador do curso de Direito da Faculdade Farias Brito e advogado do Núcleo de Direito Administrativo e do Núcleo de Direito Eleitoral.