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Profissionais da Rede participam de encontro para orientações sobre o Saeb 2019

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Coordenadoria do Ensino Fundamental (Coef), promoveu o encontro para orientações sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, no dia 22 de agosto. A capacitação, que ocorreu na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), teve como tema "Avaliação como Instrumento de Gestão e Acompanhamento de Ensino e Aprendizagem”. 
 
A proposta do evento foi apresentar as informações necessárias referentes às avaliações do Saeb 2019, que ocorrerão no período de 21 de outubro a 01 de novembro de 2019. Participaram diretores, coordenadores e técnicos da avaliação dos seis Distritos de Educação das 20 escolas que participarão da avaliação, de forma amostral, com as provas de língua portuguesa e de matemática para estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental e provas de ciências da natureza e de ciências humanas para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
 
Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante. Fornecendo, assim, um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. Por meio de provas e questionários aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas com base em evidências.
 
Qual a população alvo do Saeb 2019?
Conforme Art. 5º da Portaria Inep nº 366, de 29 de abril de 2019, considera-se como população alvo do Saeb 2019:

I - todas as escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam 10 (dez) ou mais estudantes matriculados no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª e 4ª série do Ensino Médio (tradicional e integrado);

II - uma amostra de escolas privadas localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam 10 (dez) ou mais estudantes matriculados em turmas de 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e de 3ª e 4ª série do Ensino Médio (tradicional e integrado), distribuídas nas vinte e sete Unidades da Federação;

III - uma amostra de escolas públicas e privadas localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam 10 (dez) ou mais estudantes matriculados em turmas 9º ano do Ensino Fundamental, distribuídas nas vinte e sete Unidades da Federação, para aplicação dos instrumentos de Ciências da Natureza e Ciências Humanas;

IV - uma amostra de escolas públicas e privadas localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam 10 (dez) ou mais estudantes matriculados em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental, distribuídas nas vinte e sete Unidades da Federação, para aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática;

V - uma amostra de instituições públicas ou conveniadas com o setor público, localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam turmas de creche ou pré-escola da etapa da Educação Infantil, para aplicação exclusiva de Questionários, em caráter de estudo-piloto.