Extranet

 

Apresentações artísticas de crianças dos Distritos de Educação 3, 4 e 5 marcam o encerramento da Semana da Educação Infantil

 

Um momento poético, sensível e repleto de fantasia foi realizado, nesta quinta-feira (29/08), no auditório do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), dando continuidade à programação da Semana da Educação Infantil 2019. Participaram das apresentações artísticas as crianças da Rede Municipal dos Distritos de Educação 4 e 5. Crianças do Distrito 3 também participaram da mostra, com apresentações na sede da Regional 3. As ações realizadas nesta quinta (29/08) marcam o encerramento da programação especial da Semana da Educação Infantil.
 
A abertura contou com a participação dos alunos do Instituto Katiana Pena, localizada no bairro Grande Bom Jardim, onde apresentaram o espetáculo de dança "A rua é noiz". A acolhida ainda cedeu espaço para os pequenos do Centro de Educação Infantil (CEI) Chico Anysio (Distrito 5), que dramatizaram a peça teatral intitulada "Chapeuzinho Vermelho". Em seguida, foi a vez das crianças do CEI Nogueira (Distrito 5) darem voz ao musical "Jiboia" e se envolverem na contação de história "Estrelas cirandeiras". Os alunos do CEI Professor José Círio Pereira Filho também embarcaram numa doce aventura de tirar o fôlego da plateia com a apresentação teatral denominada "As aventuras do lobo mau"
 
 
A ocasião contou com apresentações artísticas de estudantes da Rede Municipal
 
As apresentações realizadas pelas crianças do CEI José Círio Pereira (Distrito 5) foram acompanhadas pela coordenadora Ana Teles e pela professora Roberta Viviani. Para as profissionais, a programação tem o objetivo dar visibilidade a todas as ações de protagonismo das crianças e mostrar o que tem sido desenvolvido nas escolas para garantir a emancipação e autonomia desses alunos. 
 
Para finalizar essa série de apresentações artísticas que emocionou a todos que estavam assistindo, as unidades escolares CEI Manoel Malveira Maia, a Escola Municipal Moreira Campos e a Escola Municipal Joaquim Alves foram convidadas a subir ao palco e encenaram a apresentação de ballet "Borboletas", inspirada no poema do jornalista, dramaturgo e compositor brasileiro Vinícius de Moraes. 

Para a professora do CEI Nogueira, Jaqueline Paula, as apresentações culturais contribuíram para desenvolver o cognitivo, a questão social e afetiva dos alunos bem como fortalecer a autoestima dos alunos. "Acho esse momento muito importante, pois trabalha a desenvoltura das crianças para acabar com a timidez delas. Além disso, é fundamental porque consegue promover a socialização entre os pequenos e tudo isso gera protagonismo e autonomia", ressaltou. 

 
  
Dramatizações e dança encantaram o público presente
 

A aluna Isabela Silva do Infantil IV do CEI Nogueira, diz que amou ter participado da apresentação e que se sentiu ativa durante as apresentações. "Eu amei participar e senti muita energia quando me apresentei na cirandinha. A parte que eu mais gostei foi a roda porque foi muito legal girar", comenta.

Com a temática "Com olhos de criança: Protagonizando descobertas", a programação da Semana da Educação Infantil, iniciada no dia 26/08, incluiu apresentações de dança com convidados especiais, musical, teatro e contação de histórias. A iniciativa faz parte do calendário de atividades do Agosto+, programação exclusiva destinada para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.