Extranet

 

SME promove formação para profissionais de apoio especializado da Rede Municipal

 
A Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental (COEF), promoveu formação para 329 profissionais de apoio especializado da Rede Municipal. A capacitação ocorreu no dia 19 de agosto, no auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

A capacitação teve como tema “A Síndrome Congênita pelo vírus Zika e o papel do Profissional de Apoio Escolar“, abordando aspectos da atenção multidisciplinar na síndrome e como realizar a estimulação, favorecendo o desenvolvimento da autonomia dos estudantes que necessitam de auxílio.

A formação contou com a presença do gerente da Célula de Desenvolvimento Curricular da SME, Wesley Rocha, que destacou a relevância do trabalho dos profissionais de apoio. “A presença do profissional de apoio na escola é de grande importancia para o desenvolvimento do aluno que não possui autonomia na alimentação, higiene, locomoção e comunicação", disso o gerente, que também ressaltou o crescimento do número de profissionais, de 15 no ano de 2014, para 329 em 2019. 

Para Rogério Almeida de Queiroz,  profissional de apoio da Escola Municipal Manuel Cordeiro Neto (Distrito 4), considerou a formação enriquecedora para o setor. "Através do que foi ministrado pude tirar dúvidas e aprender mais sobre temas de fundamental importância,  como convulsão,  casos de engasgo, higiene geral, dentro outros assuntos que considerava praticamente sem conhecimento", relatou.

A explanação sobre o tema da capacitação foi feita pela equipe do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP),  composta pela fonoaudióloga Adriana Teixeira Nunes,  fisioterapeutas Amanda de Assis e Fabiane Pinheiro, assistente social Aline Gurgel Fonseca, enfermeira Samara Girão, terapeuta Antônia Paula, e psicóloga Larissy Noronha.