Extranet

 

Secretário adjunto participa de Encontro Nacional do Programa Acesso Mais Seguro

 

 

O secretário adjunto da Secretaria Municipal da Educação (SME), Jefferson Maia, participa até hoje (28/08), em Brasília, do Encontro Nacional do Programa Acesso Mais Seguro do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Participam do evento, que iniciou nesta segunda-feira (27/08), prefeitos e secretários de seis municípios e dois estados brasileiros para verificar o sucesso da implementação do programa.

O evento tem como objetivo discutir boas práticas e lições aprendidas com a implementação da metodologia Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS), desenvolvido pelo CICV, para prevenir e mitigar os efeitos da violência armada em serviços públicos, como saúde, educação e assistência social. Além disso, durante o encontro, os participantes também discutem os desafios e caminhos e assinam a Declaração de Intenção dos membros do programa.

De acordo com o secretário adjunto, participar do encontro é um momento enriquecedor, principalmente pensando nos avanços que o programa deve ter na Rede Municipal em 2019. “A Prefeitura de Fortaleza é parceira do programa e, até o final do ano, serão 41 escolas formadas e preparadas para a metodologia que adota um protocolo de segurança para o enfrentamento de situações de violência. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma das instituições mais respeitadas no mundo e trocar conhecimentos com ela será de grande valia para a Rede Municipal de Ensino”, explica.

A metodologia do Acesso Mais Seguro é baseada e adaptada a partir dos protocolos de segurança do CICV, elaborados com base em sua ampla experiência de trabalho em situações de conflito armado e violência armada. Ao oferecer essa metodologia aos parceiros governamentais no Brasil, a organização acredita que pode apoiar o país no cumprimento de cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.