Extranet

 

Prefeito Roberto Cláudio e primeira-dama Carol Bezerra anunciam pacote de ações voltadas para a primeira infância

 

O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra apresentaram, nesta terça-feira (27/08), no Centro de Eventos, um pacote de ações voltadas para o atendimento às crianças da capital cearense. O lançamento foi feito durante a abertura do Seminário Missão Infância Fortaleza. Ao longo do dia, centenas de profissionais, autoridades e gestores das mais diversas áreas se reúnem para conhecer as ações relacionadas ao tema. Durante o evento, também foram firmados novos pactos de políticas públicas, com assinatura de Termos de Compromisso, criação do Comitê Intersetorial da Primeira Infância de Fortaleza e o lançamento da Frente Parlamentar Municipal e Estadual em Defesa das Crianças.

“Ao longo dos anos, trabalhamos um conjunto de políticas públicas para dar prioridade ao tema em Fortaleza. O próprio Cresça Com Seu Filho, o aumento de matrículas, os assuntos abordados nos postos de saúde e a reestruturação dos Conselhos Tutelares são exemplos exitosos de ações municipais. Agora, entramos em um segundo momento, ampliando as ações, depois de aprender muito com quem se dedica a um tema tão importante no mundo todo”, disse Roberto Cláudio.

Confira aqui a apresentação sobre o pacote de ações do Missão Infância Fortaleza

“Ao longo dos anos, trabalhamos um conjunto de políticas públicas para dar prioridade ao tema em Fortaleza. O próprio Cresça Com Seu Filho, o aumento de matrículas, os assuntos abordados nos postos de saúde e a reestruturação dos Conselhos Tutelares são exemplos exitosos de ações municipais. Agora, entramos em um segundo momento, ampliando as ações, depois de aprender muito com quem se dedica a um tema tão importante no mundo todo”, disse Roberto Cláudio.

As políticas públicas da Prefeitura voltadas para a Primeira Infância são baseadas nas evidências da neurociência sobre a importância dos primeiros mil dias de vida para o desenvolvimento infantil. Outra característica das ações é a intersetorialidade. Os projetos são desenvolvidos envolvendo as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Mobilidade e Infraestrutura.

 
Secretária Dalila Saldanha e coordenadores dos Distritos de Educação marcaram presença no evento

O programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz acompanha, desde 2014, o desenvolvimento das crianças de zero a três anos em risco de vulnerabilidade social e econômica em Fortaleza, oferecendo mais possibilidades de desenvolvimento. De sua implantação até 2018, o programa já registrou 106.301 visitas domiciliares, com 8.424 crianças cadastradas e a capacitação de 797 agentes comunitários e 223 enfermeiros. Atualmente, o Programa atende 2500 crianças. A meta é acompanhar 7 mil até 2020.

A primeira-dama Carol Bezerra falou da importância de unir as pastas em torno da primeira infância e comentou sobre o lançamento de seu livro “Fortaleza da Primeira Infância: Construindo a condição humana”. A obra faz um relato do processo de consolidação do programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, que colocou a Capital na vanguarda das cidades brasileiras em relação ao trabalho com as crianças.

“Resumimos os principais projetos, mas o livro traz o relato histórico da importância de algumas ações na primeira infância. A base, até os seis anos de idade, é a criança ter aprendizado com amor, carinho e atenção. Quando o poder público atua, em casa, visitando as crianças com os agentes comunitários de saúde, pelo Programa Cresça com Seu Filho, ele aumenta o desenvolvimento da criança que passa a ter uma perspectiva maior de futuro”, destacou Carol Bezerra.

 
Durante o evento, foram firmados novos pactos de políticas públicas

Entre os novos marcos a serem implantados, a Prefeitura de Fortaleza firmou Cartas de Compromisso com a Fundação Bernard Van Leer, com o Instituto Alana, Unicef, Banco de Desenvolvimento da America Latina (CAF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Itaú, Instituto da Infância (Ifan), Instituto Primeira Infância (Iprede), Sociedade de Assistência e Proteção Social (Sopai), Ministério Público e com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Além disso, Roberto Cláudio firmou um Termo de Compromisso com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que desenvolve projetos para a primeira infância, com o objetivo de oferecer oportunidades iguais às crianças no País.

“A Fundação já atua em São Paulo e Boa Vista, e na semana que vem, toda a equipe está chegando a Fortaleza para iniciar as pesquisas e diagnósticos. É um marco, especialmente pela vontade política que podemos ver, tanto em Fortaleza, como no Estado todo. Vamos trabalhar e melhorar a vida das crianças até o seis anos de idade, por meio de pesquisa, alinhamento de base curricular, visitação e assistência social para atingir melhor as crianças, também, no âmbito da família”, declarou a CEO da Fundação, Mariana Luz.

Dos termos citados, a gestão também assinou convênios com a Fundação Lemann, com a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), com a União dos Vereadores do Ceará (UVC) e com a Fundação Abrinq.