Extranet

 

Semana da Educação Infantil na Rede Municipal apresenta mostras culturais de alunos

 

 

Abertura da programação ocorreu nesta segunda-feira (26/08), com a participação da primeira-dama Carol Bezerra

Ao longo desta semana (26 a 30/08), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), realiza a Semana da Educação Infantil 2019. A programação especial da semana conta com mostras culturais, realizadas por cada um dos seis Distritos da Educação, que trabalharão as diversas linguagens artísticas de crianças da Rede Municipal. 

A abertura da programação ocorreu na manhã desta segunda-feira (26/08), no Auditório João Frederico, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), com a participação da primeira-dama Carol Bezerra e da secretária da Educação, Dalila Saldanha, além de professores, coordenadores e equipes da Educação Infantil. 
 
Na cerimônia, houve palestra com o tema "Com olhos de criança: protagonizando descobertas", ministrada pelo pesquisador na área Gandy Piorski. A iniciativa faz parte do Agosto+, programação especial do mês do estudante na Rede Municipal. 
 
A secretária da Educação, Dalila Saldanha, enfatizou que durante os próximos dias, cada Distrito da Educação realiza uma exposição e mostra um pouco do potencial dos alunos, em linguagens como dança, teatro, desenho e pintura. 
"Parabenizo cada profissional que faz a Educação Infantil acontecer. Somos uma Rede que cresce. Entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e parcerias, a Prefeitura chega a 117 unidades de Educação Infantil entregues à população na gestão do Roberto Cláudio. Foram 21 CEIs entregues somente nessa segunda gestão e estamos com dez em execução, demonstrando o investimento na primeira infância", enumerou.
 
O investimento da Prefeitura de Fortaleza na Primeira Infância foi evidenciado pela primeira-dama Carol Bezerra. "Nesta terça-feira (27/08), vamos realizar o Seminário Missão Infância Fortaleza e anunciaremos um pacote de ações voltadas para o atendimento às crianças. Se já tínhamos uma atenção à Primeira Infância, agora queremos dar um foco ainda maior", detalhou Carol, que ainda reforçou que as políticas públicas voltadas às crianças são baseadas nas evidências da neurociência sobre a importância dos primeiros mil dias de vida para o desenvolvimento infantil.   
 
A Semana da Educação Infantil, segundo a professora Kananda Ponte Arruda, do Centro de Educação Infantil (CEI) São Carlos, no bairro Quintino Cunha (Distrito de Educação 3), contribui para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos sociais e afetivos. "A semana será diferente para as crianças aproveitarem. Com as apresentações, eles se sentem protagonistas. Isso influencia até na autoestima deles. Percebemos que ficam felizes e se sentem importantes com a programação", comentou. 
 
A cerimônia de abertura da Semana da Educação Infantil também contou com a participação das presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), Angélica Leal de Oliveira, e da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Glória Maria Marinho Galvão, além do presidente do Conselho Municipal da Educação de Fortaleza, Raimundo Nonato Lima, da professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mônica Farias, e do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Alexandre Santiago.