Extranet

 

[FORTALEZA] Crianças da Rede Municipal de ensino participam de projeto que une ilustração e criação de histórias

 

Cerca de 600 crianças do primeiro ao sexto ano do Ensino Fundamental de escolas da Rede Municipal de Fortaleza participarão, entre os dias 26 e 29 agosto, das ações do projeto “Ilustr(A)ção nas Escolas”. Conduzida pelo ilustrador Rafael Limaverde e pela contadora de histórias Paula Yemanjá, a atividade de incentivo à leitura e à escrita conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). O projeto é um dos contemplados no VII Edital das Artes de Fortaleza, que destinou um investimento de mais de R$ 4 milhões a projetos culturais ao longo do último ano.

Em “Ilustr(A)ção nas Escolas”, a proposta é a construção lúdica e coletiva de um livro infantil. Personagens são desenhados ao vivo a partir de sugestões do público e as tramas narrativas surgem de forma colaborativa. Serão realizadas, nos próximos dias, 10 apresentações nas escolas municipais Isabel Ferreira, Antônio Sales, Thomaz Pompeu Sobrinho e Alba Frota.

Em etapa anterior, ao longo do mês de junho, o grupo também se apresentou em outros equipamentos culturais e escolas do Município, como a Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel, a Biblioteca Cristina Poeta, e as escolas municipais Maria Alice, Gabriel Cavalcante e Papa Joāo XXII. No total, serão 20 apresentações, incluindo três sessões de conversas sobre literatura infantil, ilustração e leitura a serem realizadas nas bibliotecas da Rede Cuca.

Edital das Artes de Fortaleza

“Ilustr(A)ção nas Escolas” é um dos projetos contemplados na sétima edição do Edital das Artes de Fortaleza, lançado em 2018. O Edital é um dispositivo da Secultfor que estimula a produção e a promoção das Artes no âmbito do Município, além de fomentar a programação artística em espaços públicos e privados nos diversos territórios da capital cearense.

Atualmente, o VIII Edital das Artes, referente ao ano de 2019, encontra-se com inscrições abertas até 9 de setembro. O projeto prevê, ao todo, um investimento de R$ 4,1 milhões em fomento às artes da capital cearense, a ser distribuído entre 13 linguagens: Artes Visuais, Moda, Fotografia, Audiovisual, Literatura, Música, Teatro, Dança, Circo, Cultura Tradicional Popular, Humor, Mídia Digital e Artesanato. Confira o edital em cultura.fortaleza.ce.gov.br.

Serviço
Projeto “Ilustr(A)ção nas Escolas”
Data: 26 a 29 de agosto
Locais: Escolas Municipais Isabel Ferreira, Antônio Sales, Thomaz Pompeu Sobrinho e Alba Frota

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)