Extranet

 

Prefeito Roberto Cláudio assina ordem de serviço para construção de Centro de Educação Infantil no Barroso

 

O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da secretária municipal de educação, Dalila Saldanha, assinou na manhã deste sábado (24/08), a ordem de serviço para construção de um novo Centro de Educação Infantil no bairro Barroso (Regional VI). A iniciativa faz parte do Mais Ação, maior programa de investimentos na história da cidade de Fortaleza.

A unidade contará com salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium. O CEI atenderá cerca de 200 crianças do Barroso e adjacências com direito a cinco refeições e aprendizado em tempo integral.

"Este é um dos 36 Centros de Educação Infantil que iniciaremos ao longo do segundo semestre, garantindo mais vagas, alimentação e estímulo para as crianças da região, criando oportunidade de uma educação adequada durante a alfabetização e o ensino fundamental", declarou o prefeito Roberto Cláudio.

Entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e parcerias, a Prefeitura de Fortaleza chega a 117 unidades de Educação Infantil entregues à população na gestão do prefeito Roberto Cláudio. "Foram 22 CEIS entregues somente na segunda gestão e estamos com dez em execução. 26 Centros serão entregues este ano e Fortaleza ganhará 36 unidades novas até 2020, demonstrando o investimento na primeira infância que também significa investir em uma socidade mais justa e igualitária", comentou a secretáriade educação, Dalila Saldanha.

A dona de casa Cleidiane da Silva Pereira não conseguiu trabalhar quando as crianças eram menores e sabe da importância de uma creche perto de casa. "Para as minhas vizinhas, as mães do bairro, vai ser muito bom. É muito ruim ficar sem trabalhar e elas vão ter como buscar emprego enquanto as crianças estarão bem na escola", disse.

Cleidiane da Silva Pereira destacou a importância de haver uma creche perto de casa

Em 2019, a Rede Municipal de Ensino passa a contar com 160 Centros de Educação Infantil, mais 95 creches parceiras, totalizando 255 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 145 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola.

 

Pacote Mais Ação

Com um valor global de recursos a serem investidos na ordem de R$ 1,5 bilhão, o Mais Ação vai garantir, dentre as iniciativas previstas, a reforma e a construção de unidades de saúde, a requalificação de espaços públicos, a edificação de Centros de Educação Infantil e Escolas de Tempo Integral, a urbanização de lagoas, a drenagem e a pavimentação de vias, além da ampliação do projeto Areninhas, implantação de binários, ciclofaixas e de melhorias voltadas ao transporte público municipal. A meta do programa é atender, no biênio 2019-2020, todas as Regionais da Capital.

(Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza)