Extranet

 

Prefeito lança projeto Integração Idiomas nesta segunda-feira (26)

 

O prefeito Roberto Cláudio lança, na próxima segunda-feira (26), às 9 horas, no auditório do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), o projeto Integração Idiomas. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria da Educação (SME) e do Imparh, tem como objetivo promover a prática de línguas estrangeiras a alunos da Rede Municipal de Ensino no contraturno escolar, além de fortalecer a aprendizagem dos alunos. Também participam da solenidade a secretária da Educação, Dalila Saldanha, e o presidente do Imparh, Fábio Braga.

O Projeto Integração Idiomas contemplará 400 estudantes do 8º ano, que irão cursar quatro semestres letivos das línguas estrangeiras de Inglês e Espanhol, distribuídos em quatro módulos, incluindo, ainda, a oportunidade de fortalecer os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. O projeto tem duração de dois anos para cada turma, ou seja, os alunos participarão durante o 8º e 9º anos.

No decorrer das aulas, os estudantes terão acesso a atividades pedagógicas que articularão conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com cursos de Línguas Estrangeiras, ministradas por professores do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). As ações pedagógicas serão acompanhadas pelo Núcleo Gestor Escolar, pelos coordenadores de Polo, pelos Distritos de Educação, sob orientação da Coordenadoria de Ensino Fundamental da SME.

Programas de Fortalecimento da Aprendizagem
Fortalecem a aprendizagem dos alunos, suplementam o conteúdo oferecido nas escolas de tempo parcial e ampliam a carga-horária dos alunos em 15 horas semanais no contraturno escolar. Os Programas de Fortalecimento da Aprendizagem comportam atividades voltadas à melhoria da qualidade do ensino, contribuindo para elevar os índices de aprendizagem dos alunos do 1° ao 9º ano, promovendo a educação integral e integrada, articulando a educação formal com vivências artísticas, esportivas e sociais.

Tempo Integral
A Prefeitura de Fortaleza vem investindo amplamente na política de Tempo Integral para os alunos da capital, buscando ampliar a jornada de estudo e fortalecer o aprendizado, por meio das Escolas de Tempo Integral, Centros de Educação Infantil e programas de fortalecimento da aprendizagem. Atualmente, o município conta 39,2% matrículas em tempo integral, de cerca de 221 mil matrículas da Rede. São 277 unidades com atividades de tempo integral. 

Prioridade na gestão municipal, a política de Tempo Integral executada em Fortaleza foi reconhecida pelo Censo Escolar da Educação Básica 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com os dados divulgados, Fortaleza é a 3ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em matrículas no Tempo Integral.

Serviço
Lançamento do Projeto Integração Idiomas

Data: 26/08 (segunda-feira)
Horário: 9h
Endereço: Auditório do Imparh (Av. João Pessoa, 5609 - Damas).