Extranet

 

Gestores discutem desafios em dinâmica durante reunião de colegiado de diretores

 

 

Desafios da rotina das unidades da Rede Municipal foram discutidos durante dinâmica na reunião do colegiado de diretores, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (21/08), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). A secretária da Educação, Dalila Saldanha, propôs nova metodologia para o encontro dos gestores, com o objetivo dos diretores enumerarem problemas comuns nas escolas e, todos juntos, proporem soluções. 
 
A dinâmica, denominada "Carrossel Time", dividiu o colegiado em grupos e cada um pontuou desafios que impactam no dia a dia da escola. Os participantes de cada mesa discutiram possíveis soluções, adotando uma abordagem de pensamento sistêmico.
 
"Essa metodologia faz a gente compartilhar desafios que, por vezes, são coletivos. A ideia é enumerar e pensar sobre os desafios da rotina e buscar soluções para atingirmos o máximo de qualidade no serviço que oferecemos. Essa é uma estratégia em teste e acredito que vamos utilizá-la a partir de agora, mas claro que sempre inovando", destacou Dalila. 
 
A diretora Cristiane Castelo, da Escola Maria Alice, no Papicu (Distrito 2), conta que na reunião foi surpreendida com nova proposta para socialização das demandas vivenciadas nas escolas. "Fiquei surpresa com a metodologia. Principalmente, por contemplar uma perspectiva de protagonista das ideias de soluções, não apenas limitada aos apontamentos dos desafios que enfrentamos. A dinâmica despertou uma grande expectativa, ao mesmo tempo, um sentimento de um colegiado mais atuante", considera.
 
Na perspectiva da diretora Diana Bezerra Mendes, da Escola Municipal Antônio Sales, no Rodolfo Teófilo (Distrito 3), a nova metodologia valoriza o trabalho gestor porque estabelece um diálogo aberto sobre as necessidades e desafios da escola. "Essa dinâmica possibilitou maior voz para os gestores. A reunião foi muito produtiva e passou para gente uma calmaria e certeza que não estamos sozinhos. Podemos contar com a SME para nos ouvir e, principalmente, pensamos soluções juntos", avalia.
 
O colegiado de diretores da Rede Municipal de Ensino conta com 37 integrantes e tem a missão de atuar de forma participativa e sistemática com a proposta de estreitar e fortalecer o diálogo contínuo com as unidades escolares.